DIREITO

Vereador cria Programa Municipal de Equoterapia para pessoas em situações vulneráveis

O Programa de que trata esta Lei, será coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e visa atender às pessoas com deficiências físicas ou mentais.

Kailane Nunes / Ipolítica

Atualizada em 12/03/2024 às 15h15
Vereador Aldir Júnior
Vereador Aldir Júnior (Divulgação)

SÃO LUÍS - Foi aprovado nessa segunda-feira (11) o projeto de lei do vereador Aldir Júnior (PL) que tem como objetivo implementar o Programa Municipal de Equoterapia para as pessoas em situação de vulnerabilidade social do Município.

Segundo o relator, "é uma proposta inovadora e inclusiva, porque, durante a sessão de equoterapia, o praticante esquece seu difícil modo de locomoção e assume um porte altivo contribuindo assim, significativamente para a sua autoestima o colocando em posição de igualdade com os demais cidadãos, consideradas as diferenças individuais”.

Leia também: Secretaria do Tribunal de Contas emite alerta para municípios que descumpriram limites de gastos

 O Programa de que trata esta Lei, será coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e visa atender às pessoas com deficiências físicas ou mentais, distúrbios comportamentais ou vítimas de acidentes de trânsito.

As deficiências previstas são:
I - Lesões neuromotoras de origem encefálica ou medular;
II - Patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas;
III - Disfunção Sensoriomotoras;
IV - Distúrbios comportamentais;
V - Distúrbios de aprendizagem;
VI - Distúrbios emocionais.

EQUOTERAPIA

A equoterapia é um método terapêutico que se caracteriza por utilizar o cavalo como instrumento cinesioterapêutico, numa abordagem interdisciplinar nas áreas de equitação, saúde e educação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de indivíduos com necessidades especiais. 

O método também é usado como recurso complementar no tratamento de pacientes neurológicos, facilitando uma evolução das condições físicas, emocionais e educacionais dos pacientes. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.