INCENTIVO

Vítimas de violência poderão ter prioridade em vagas de cursos técnicos

Segundo o vereador, as vítimas terão prioridade no acesso aos cursos oferecidos pelo Executivo Municipal.

Kailane Nunes / Ipolítica

Gutemberg Araújo
Gutemberg Araújo (Divulgação)

SÃO LUÍS - Foi apresentado nessa quinta-feira (11), o Projeto de Lei de autoria do vereador Gutemberg Araújo (Republicanos), que tem por objetivo, dar preferência de vagas em cursos técnicos para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Segundo o relator, por meio da promoção da capacitação técnica e profissional, a proposta pretende ampliar a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho. E essa iniciativa estaria contribuindo para sua independência financeira e recuperação psicossocial.

De acordo com o texto do projeto, as mulheres vítimas de violência, que estejam ou não em medida protetiva, terão prioridade no acesso aos cursos oferecidos pelo Executivo Municipal. Essa ação busca garantir que essas mulheres tenham condições de exercer plenamente seus direitos e garantias fundamentais, conforme previsto na Constituição Federal e na Lei Maria da Penha.

INDEPENDÊNCIA

De acordo com um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a dependência econômica de mulheres em situação de violência em relação aos seus parceiros é um dos maiores fatores que dificultam o encerramento do ciclo de violência e a denúncia dos abusadores.

Por isso, para Gutemberg Araújo, a aprovação do projeto significa um estímulo a mais para que mulheres nessas condições possam denunciar a violência que sofrem e enfrentar as consequências psicossociais deste tipo de agressão. O parlamentar destaca que é uma responsabilidade do poder público proteger e valorizar mulheres, por meio da criação de dispositivos legais que as impulsionem.

Leia também: Advogado do Maranhão exige indenização de R$ 1 bilhão de Elon Musk

“Hoje temos diversas leis em todos os âmbitos que visam garantir direitos, mas muitos ainda são os desafios para que essas leis possam trazer resultados realmente significativos e concretos no combate à violência contra a mulher, seja ela física, moral ou intelectual. É por isso que precisamos de mais investimentos públicos que assegurem a implementação de políticas voltadas ao atendimento humanizado às mulheres em situação de violência”, justifica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.