Análise

Legislação eleitoral e ausências de candidatos dificultam cenário para vereadores

Parlamentares de São Luís enfrentam dificuldades na busca pela reeleição em 2024.

Carla Lima/Ipolítica

Boa parte dos vereadores de São Luís estão em busca de novo caminho após desistência de Paulo Victor a concorrer a prefeitura de São Luís ano que vem
Boa parte dos vereadores de São Luís estão em busca de novo caminho após desistência de Paulo Victor a concorrer a prefeitura de São Luís ano que vem (Divulgação)

SÃO LUÍS - Os vereadores de São Luís estão se reorganizando para as eleições de 2024. A legislação eleitoral tem dificultado a cada pleito a formação de chapas para as eleições proporcionais. No próximo ano, por exemplo, a nominata de cada partido terá até 32 nomes. Antes poderiam ser 47 candidatos a vereador.

Além das regras eleitorais, outra dificuldade é a indefinição dos partidos quanto aos futuros candidatos a prefeito. Até existem nomes que se colocaram à disposição. Mas considerados pré-candidatos mesmo somente o prefeito Eduardo Braide (PSD) e o deputado federal Duarte Júnior (PSB), candidatos naturais para o próximo pleito.

Este indefinição deixa muitos dos parlamentares inseguros na hora de escolher a legenda pela qual irão concorrer a reeleição.  Cerca de oito vereadores já achavam que estavam com seu futuro partidário definido. Eles escolheram o PSDB devido a pré-candidatura de Paulo Victor, que acabou sendo retirada por ele no início de outubro. Alguns destes vereadores já analisam se precisarão trocar de novo de sigla.

Outros - de forma tímida, por sinal - tentam se acomodar do lado do prefeito Braide. Com isto, o gestor já conta com 7 vereadores para apoiar suas pautas na Câmara. Poderia até ter mais. Eduardo Braide quando se elegeu tinha exatamente 17 vereadores a seu favor. Destes, 10 estavam com ele desde o primeiro turno e 7 vieram durante a campanha do segundo turno.

Mas devido a aversão à classe política, o prefeito perdeu grande parte destes aliados. No cenário atual, Braide continuou com somente 5 vereadores desde 2020. Os outros dois que hoje o apoiam estavam ao lado de Duarte Júnior no segundo turno. 

Já Duarte que tinha dois vereadores ao seu lado na eleição municipal passada, atualmente já conta com quatro ao seu lado.

Fazendo as contas básicas, dos 31 vereadores, 20 ainda estão em busca de uma caminho que possam ajudar na sua reeleição que são um partido forte e um candidato a prefeito para chamar de seu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.