Análise

Fufuca é alvo de preconceitos na mídia nacional

Deputado do Maranhão, que é indicado a assumir um ministério no governo Lula, tem sua atuação desqualificada em reportagens.

Carla Lima/Ipolítica

Atualizada em 02/08/2023 às 09h13
Bancada do PP fechou questão sobre indicação de Fufuca para ministério de Lula
Bancada do PP fechou questão sobre indicação de Fufuca para ministério de Lula (Divulgação)

SÃO LUÍS - Há um claro movimento da mídia nacional que demonstra preconceito contra o deputado federal do Maranhão, André Fufuca (PP). Ele é o indicado do partido para assumir um ministério no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Para além do movimento do Centrão de entrar no governo com o claro “toma lá, dá cá” que é característico de partidos como PP, União Brasil, Republicanos e outros tantos do Centrão, as reportagens a respeito de Fufuca tem demonstrado um certo preconceito com o representante maranhense.

Já houve, por exemplo, reportagem fazendo referência da “herança política" dele resumindo o posto atual (Fufuca é líder do PP na Câmara, logo o responsável pela articulação política do partido na Casa) e também a possibilidade de chegar ao primeiro escalão de Lula ao fato de ser filho de político.

Claro que Fufuca entrou na política com ajuda do pai, mas o jovem deputado conseguiu costuras importantes que já o levou até assumir a presidência da Câmara interinamente em 2017. Não foi a atuação de Fufuca Dantas que o colocou lá.

E mais: “herança política” não é algo que se resume ao Maranhão, ao Norte ou ao Nordeste. Basta lembrar de Covas em São Paulo, os Picciani no Rio de Janeiro e os Neve em Minas Gerais. Exemplos não faltam.

Mais recente um verbo foi criado para tentar desqualificar a indicação de André Fufuca. Um “fufucar” com um duplo sentido claro foi usado para informar que o médico bolsonarista, Allan Garcês, pode assumir a cadeira de deputado caso Fufuca vá para um ministério.

Sobre Garcês, é difícil imaginar que ele causará algum problema para Lira e Fufuca. Quando questionados a respeito, eles costumam dizer que o médico é “parceiro” e “irmão”.

O fato é que Fufuca deverá enfrentar mais tons preconceituosos nos próximos dias até porque não deve sair esta semana a definição do espaço que será dado para o PP. 

Pelo PP, os deputados da bancada já fecharam questão a favor da indicação de Fufuca para ministério apesar de 20% da bancada ser contra a adesão da legenda ao governo Lula. O martelo da bancada foi batido na reunião da terça-feira, 1.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.