SÃO LUÍS - O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informou que notificou e multou o Rio Anil shopping em R$ 8.326,29 reais por não ter comunicado ao CBMMA sobre um curso de brigadistas envolvendo os funcionários terceirizados, funcionários e lojistas do shopping, que assustou clientes e moradores da região com uma simulação de incêndio.
O curso teve início nessa segunda-feira (14) e se estenderá até esta sexta-feira (18).
A simulação de emergência é salutar e importante, até porque mostra o nível de preparação desses empreendimentos que concentram uma quantidade de público considerável, a exemplo dos shoppings. Só pedimos que se atentem para as nossas normas técnicas, para que isso seja feito de maneira alinhada e autorizada pela corporação, haja vista que a nossa norma prevê a realização desse treinamento da formação de brigada de incêndio em Centros de Treinamento, seja de nível básico ou médioexplica o tenente coronel Patrício Daniel Penha.
O coronel Célio Roberto, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), informou ao Imirante.com que o exercício simulado foi sem autorização do Corpo de Bombeiros. Ainda segundo o comandante Célio Roberto, eles não deveriam jamais fazer treinamento usando fogo em pleno horário de funcionamento do estabelecimento.
O Rio Anil Shopping ainda não se manifestou sobre a notificação de multa do Corpo de Bombeiros.
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informou que o shopping center foi notificado, assim como a empresa que realizava o treinamento. Os estabelecimentos terão prazo de 15 dias para apresentar as defesas.
Simulação de incêndio assustou população
A simulação de incêndio realizada na ocasião assustou a população pois, no dia 7 de março deste ano, o cinema do Shopping Rio Anil pegou fogo e deixou duas pessoas mortas, além de 21 feridos. O fogo teria iniciado na região do teto e parte do forro caiu em cima de várias pessoas que assistiam filmes.
As vítimas tentaram fugir, mas algumas ficaram presas em meio aos escombros e à fumaça. Yasmin Gomes Campos, de 21 anos, e Evellyn Gusmão Gomes Silva, de 16 anos, morreram no incêndio.
Saiba Mais
- Vídeo mostra incêndio em terreno na Península da Ponta d'Areia, em São Luís
- Incêndio destrói loja e casa lotérica no Centro de Santa Inês
- Ambulância pega fogo e fica completamente destruída na BR-135, no Maranhão
- VÍDEO: igreja pega fogo na cidade de São Bento; não houve feridos
- Equipes trabalham para controlar incêndio na Terra Indígena Alto Turiaçu, no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.