Véu de Maquiavel

Operação do Gaeco investiga desvios que podem chegar a 6 milhões

O Gaeco investiga suspeitas de desvio e apropriação de verbas de emendas parlamentares de vereadores da capital ainda da gestão do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (sem partido).

Ipolítica

Atualizada em 17/08/2023 às 10h14
Operação do Gaeco investiga desvios que podem chegar a 6 milhões.
Operação do Gaeco investiga desvios que podem chegar a 6 milhões. (Foto: Nice Ribeiro/TV Mirante)

SÃO LUÍS- A operação Véu de Maquiavel realizada na manhã desta quinta-feira (10) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) na Câmara Municipal de São Luís e na casa de quatro vereadores da Capital apura desvios na ordem de 6 milhões de reais.

O Gaeco investiga suspeitas de desvio e apropriação de verbas de emendas parlamentares de vereadores da capital ainda da gestão do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (sem partido).

Leia também:

Gaeco investiga desvio de verbas de emendas e cumpre mandados na Câmara de São Luís

Quatro vereadores de SL são alvo do Gaeco

Câmara de SL emite nota sobre operação do Gaeco

Entrevista: promotora explica como funcionava o esquema de desvio de emenda parlamentar

Foram feitas busca e apreensão nos gabinetes e casas de Edson Gaguinho (União), Aldir Júnior (PL), Umbelino Júnior (PSDB) e Francisco Chaguinhas (Pode). Os promotores e policiais rodoviários federais chegaram na Câmara de São Luís por volta das 5h da manhã.

A acusação que pesa contra os envolvidos são os crimes de lavagem de dinheiro, peculato e organização criminosa. 

A operação alcançou a Secretaria Municipal de Cultura porque não foram repassadas as informações pela gestão pedidas pelo Ministério Público.

Ao todo, foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados.

O vereador Edson Gaguinho (União) um dos alvos da operação foi conduzido pela Polícia Civil por ter em sua residência dois animais silvestres, munições e medicamentos. O parlamentar mantinha em cativeiro no quintal de sua casa, dois veados e uma arara. Por serem animais silvestres, há configuração de crimes, prevista na Lei de Crimes Ambientais.

Afastamento

Em entrevista ao Imirante.com, a Promotora Ana Carolina Cordeiro falou que o Ministério Público pediu o afastamento dos vereadores Umbelino Júnior (PSDB), Aldir Júnior (PL), Edson Gaguinho (União) e Francisco Chaguinhas (Pode), no entanto, o pedido foi indeferido pela Justiça.

Veja na íntegra a nota da Câmara sobre a operação do Gaeco: 

Sobre a operação “Véu de Maquiavel”, realizada na manhã desta quinta-feira (10), pelo Ministério Público do Estado do Maranhão, a Câmara Municipal de São Luís, esclarece que houve total colaboração com a equipe que esteve presente.  

Os fatos não são atuais e tem como objeto demandas parlamentares de quatro vereadores. Esta casa reforça que está contribuindo com todas as informações e acessos necessários junto ao Ministério Público.

A Câmara Municipal de São Luís reforça seu compromisso com a transparência diante da  população ludovicense e reitera que está sempre a disposição das autoridades para qualquer tipo de esclarecimento.

Veja a nota do vereador Umbelino Junior sobre a operação do Gaeco:

O vereador Umbelino Junior afirma que mantém um mandato democrático e transparente. O parlamentar ressalta que está à disposição da justiça para colaborar com todo processo e ajudar os órgãos nas investigações.



 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.