Análise

Fufuca e Juscelino mostram poder de articulação em Brasília

Deputado e ministro trabalharam junto a líderes da Câmara e governistas para ajudar na aprovação da PEC da reforma tributária.

Carla Lima/Ipolítica

Juscelino Filho e André Fufuca ajudaram na articulação para aprovação da reforma tributária na Câmara
Juscelino Filho e André Fufuca ajudaram na articulação para aprovação da reforma tributária na Câmara (Divulgação)

SÃO LUÍS - A proposta de emenda constitucional (PEC) da reforma tributária na Câmara dos Deputados para ser aprovada precisou de uma força tarefa do governo e de líderes partidárias. E na atuação para conseguir êxito nesta votação, dois maranhenses conseguiram se destacar no quesito articulação política: André Fufuca (PP) e Juscelino Filho (União).

O deputado André Fufuca, na verdade, vem fazendo a costura de seu partido com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já faz um tempo. Ele, como líder do Progressista na Câmara, mantém um diálogo estreito e constante com os governistas. 

A missão é considerada tão “nobre” pelo parlamentar que ele preferiu abrir mão de presidir ou relatar na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos de 8 de janeiro.

E Fufuca deve ter sua recompensa garantida até agosto. Ele deve assumir o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável por um dos maiores programas do governo Lula que é o Bolsa Família.

Juscelino Filho, ministro das Comunicações, mostrou aos governistas que tem poder de articulação. Segundo a coluna Radar, da Veja, ele fez uma espécie de “mutirão" no ministério para atender lideranças da Câmara com demandas relacionadas à pasta que comanda.

Além disto, sentou mais de uma vez com os ministros Alexandre Padilha e Rui Costa, responsáveis pela articulação política do governo Lula, para ajudar a aparar as arestas entre seu partido, União Brasil, e o Palácio do Planalto. Incluindo aí a troca do comando do Ministério do Turismo.

Assim, os maranhenses vão se destacando em Brasília. Destaques que já estão tendo Flávio Dino (PSB) no Ministério da Justiça e Sônia Guajajarás (PSOL) no Ministério dos Povos Originários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.