Voos da FAB

Flávio Dino foi quem mais utilizou voos da FAB nos fins de semana

Ao todo, Flávio Dino já utilizou nove voos da FAB para se deslocar a São Luís; Dino tem usado a justificativa de 'motivos de segurança'.

Ipolítica

Flávio Dino foi quem mais utilizou voos da FAB nos fins de semana
Flávio Dino foi quem mais utilizou voos da FAB nos fins de semana (Lula Marques / Agência Brasil)

SÃO LUÍS - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), foi quem mais utilizou aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) no Governo Lula (PT), para passar os fins de semana em casa. 

Flávio Dino tem residência em São Luís, e desde o período em que assumiu o cargo de primeiro escalão, já realizou nove voos para a sua cidade natal com aviões da FAB. 

Em apenas três oportunidades haviam compromissos informados ao Portal da Transparência. Os voos geralmente acontecem nas sextas-feiras.

Para utilizar aeronave da FAB para viajar de Brasília a São Luís nos fins de semana - ao invés de recorrer a voos comerciais -, Flávio Dino tem utilizado a justificativa de ‘motivos de segurança’. Foi assim nas seis oportunidades em que não haviam compromissos oficiais na capital maranhense. 

Leia também: Moraes autoriza transferência de Roberto Jefferson de presídio para hospital

Segurança

Flávio Dino tem se amparado em brecha na legislação para alegar os ‘motivos de segurança’ para o uso das aeronaves. 

Todo ministro de Estado dispõe de prerrogativa de se beneficiar de voos da FAB para viajar de Brasílias às cidades onde têm domicílio, quando há ameaça, ou necessidade de segurança.

É historicamente comum, no entanto, que ministros marquem compromissos nas suas cidades de origem e justifiquem os deslocamentos apontando motivos de serviço.

Outro lado

O Ministério da Justiça afirmou ao portal Metrópoles - que foi quem apresentou o levantamento -, que as viagens de Flávio Dino em aviões da FAB estão de acordo com os requisitos estabelecidos em lei — incluindo aquelas realizadas sob a justificativa de “segurança”, uma vez que o ministro sofre ameaças que ensejam até o reforço de sua escolta policial.

Outro campeão
Outro ministro que tem utilizado com frequência voos da FAB nos fins de semana, é titular do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho: ele voou oito vezes para São Paulo às sextas-feiras, com retorno à capital federal no início da semana seguinte.

O primeiro voo ocorreu logo no início do governo, em 13 de janeiro. Quando não tem agenda oficial em São Paulo, Marinho, assim como Dino, também alega motivo de segurança para justificar o uso das aeronaves.

Haddad
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também tem utilizado da mesma estratégica para se beneficiar da máquina pública. 

O petista dispõe de um gabinete em Brasília e outro em São Paulo, cidade da qual foi prefeito entre 2013 e 2016. Geralmente, Haddad justifica reuniões ou entrevistas na capital paulista às sextas-feiras. 

Ao todo, ele já fez sete voos com destino a São Paulo nos fins de semana. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.