Vetos em pauta

Vereadores votarão os vetos de Braide ao Plano Diretor na segunda

Parlamentares votarão16 vetos na próxima semana; o mais provável é que os 16 vetos sejam derrubados.

Carla Lima/Ipolítica

Atualizada em 18/04/2023 às 17h32
Vereadores participaram de ato simbólico da sanção do plano diretor e foram surpreendidos com 16 vetos às suas emendas
Vereadores participaram de ato simbólico da sanção do plano diretor e foram surpreendidos com 16 vetos às suas emendas (Divulgação)

SÃO LUÍS - Os vereadores de São Luís decidiram, em reunião realizada na segunda-feira, 17, votar os 16 vetos do prefeito Eduardo Braide (PSD) ao texto de atualização do Plano Diretor na próxima semana. 

Além de definir a votação, os parlamentares deverão derrubar os vetos do prefeito às emendas apresentadas e aprovadas na Câmara Municipal de São Luís.

A decisão de derrubar os vetos é uma forma que os vereadores encontraram para mostrar a força do legislativo e protestar - pelo que eles classificam de falta de respeito de Braide com os vereadores.

“O Braide chamou os vereadores para sancionar o projeto de lei do Plano Diretor e depois veta emendas importantes para a população”, disse o vereador Marquinhos Silva (União) ao Imirante.

Lei mais: SMTT vai pagar subsídio somente após melhoria no sistema de transporte

Com a maioria de suas emendas vetadas, o vereador Chico Carvalho (Avante) diz que a Prefeitura de São Luís prejudica, com os vetos, principalmente a Zona Rural da capital.

Carvalho direcionou a maioria de suas emendas ao Plano Diretor para a zona rural. “A ideia é levar políticas públicas efetivas para as comunidades, mas parece que o Executivo não quer melhorias para esta população”, afirmou o vereador.

Além destas emendas para zona rural, outro veto a proposta de Chico Carvalho diz respeito ao transporte público. O parlamentar do Avante propôs que a Prefeitura de São Luís consolidasse todos os investimentos no sistema viário e de transporte público na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e também na Lei Orçamentária Anual (LOA).

“Temos que ter mais transparência no sistema de transporte e a medida garantiria isto”, explicou Chico Carvalho.

A votação ocorrerá às 9h na Câmara Municipal. Serão 16 vetos a serem analisados e, possivelmente, derrubados.

Mais

Em dezembro de 2022, os vereadores de São Luís derrubaram 17 vetos do prefeito Eduardo Braide. Na ocasião, havia uma série de reclamação pelo distanciamento do gestor com o Poder Legislativo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.