Proposta

Governo do Maranhão oferece reajuste salarial de 11% aos professores

Também foi proposta a criação de um grupo para a atualização da Lei nº 9.860, que trata do Estatuto do Educador.

Imirante, com informações da Secom

Professores realizam atos na capital.
Professores realizam atos na capital. (Foto: Divulgação/Sinproesemma)

SÃO LUÍS - Diante do movimento grevista dos professores da rede estadual, o governo do Maranhão apresentou, nessa sexta-feira (10), mais uma contraproposta de reajuste salarial ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma). Desta vez, 11% de acréscimo aos salários e ainda sinalizou mais três medidas de valorização docente. Esta foi a 5ª rodada da mesa de diálogos, somente em 2023.

A proposta oferecida é de reajuste salarial de 11%, pago em três parcelas com efeito retroativo a janeiro, junho e setembro. Somado a isso, o vice-governador e secretário Felipe Camarão propôs a criação de um grupo com membros do governo e sindicato para a atualização da Lei nº 9.860, que trata do Estatuto do Educador; auditoria na Folha de Pagamento da Seduc, a ser realizada por órgãos externos de controle e fiscalização, além de estudos para incorporação da GAM (Gratificação por Atividade no Magistério), que atualmente compõe a remuneração dos professores maranhenses, ao vencimento dos docentes. 

Leia mais:

Professores divididos e vantagens do governo no processo de greve

TJMA mantém ilegalidade da greve de professores no MA

Governo diz que está aberto a diálogo com professores grevistas

A reunião ocorreu na Vice-governadoria, sob a coordenação do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira; do subsecretário da Educação, Anderson Lindoso; equipe de auxiliares da Seduc; da ex-secretária e diretora da Escola de Governo, Leuzinete Pereira; do presidente do Sinproesemma, Raimundo Oliveira, e demais membros da diretoria da entidade sindical. 

A primeira proposta do governo foi de reajuste de 8,67%, depois 10% e agora 11%. Até segunda-feira (13), o governo entregará ao Sinproesemma a tabela com o reajuste proposto na carreira do Subgrupo do Magistério da Educação Básica. 

Os dirigentes do Sindicato, que já haviam rejeitado as duas propostas de reajuste salarial apresentadas, reiteraram a reivindicação pelo percentual de 14,95%, segundo informações da Secom do governo.

Os educadores estão mobilizados em todo o Estado do Maranhão desde 27 de fevereiro. O Imirante procurou o Sinproesemma e aguarda retorno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.