Com possibilidade de Greve

Brandão afirma que debate reajuste de professores

Governador disse por meio de suas redes sociais que segue acompanhando a situação e buscando formas para solucionar o impasse e assim possibilitar reajuste salarial para os professores do Estado.

Ian Sousa/ Ipolítica

Brandão afirma que debate reajuste de professores
Brandão afirma que debate reajuste de professores (Paulo Soares/Grupo Mirante)

SÃO LUIS- O governador Carlos Brandão (PSB), comentou nesta sexta-feira (24), a possibilidade de greve dos professores do Maranhão e disse está atento a situação. Durante assembleia realizada no último dia (16), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinpresemma)  pela deflagração de greve geral dos professores da rede estadual de ensino por tempo indeterminado.

O movimento está marcado para começar a partir da próxima segunda feira 27 de fevereiro. 

Carlos Brandão disse por meio de suas redes sociais que segue acompanhando a situação e buscando formas para solucionar o impasse e assim possibilitar reajuste salarial para os professores do Estado. 

“Estamos atentos à questão do reajuste dos professores. Já debati com o governo federal sobre compensações aos estados devido às perdas fiscais nos últimos anos. Compensação inclusive na educação, fundamental para auxiliar na viabilização do reajuste salarial da classe. Temos dialogado com o sindicato da categoria e, inclusive, apresentamos proposta de reajuste salarial e uma série de ganhos aos professores. Reitero que continuamos abertos ao diálogo em busca de um consenso”, afirmou.

O governador ainda salientou que os professores estaduais no Maranhão já recebem o terceiro  maior salário do Brasil e que durante seu governo seguirá valorizando a categoria. “Destaco que os professores estaduais já recebem o 3° maior salário do país para a jornada de 40h e acima do piso. Dos 15 itens solicitados, oito foram aprovados pelo nosso Governo do Maranhão, e podem contar com o nosso compromisso para valorizar a categoria, com responsabilidade fiscal”, finalizou.

Os professores querem pressionar o Governo do Maranhão a pagar reajuste de 14,95%, como dado pelo Ministério da Educação (MEC), ao piso da categoria. Mas a proposta do Estado é de pouco mais de 8%, sob a alegação de que os profissionais da área já recebem acima do piso no estado.

 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.