SÃO LUÍS

Plano Diretor será analisado em caráter conclusivo por comissões da Câmara

Matéria será lida em sessão extraordinária na tarde desta terça-feira e logo em seguida será encaminhada para comissões técnicas da Casa.

Ipolítica, com informações da Câmara

Paulo Victor anunciou sessão extraordinária para encaminhamento de proposta
Paulo Victor anunciou sessão extraordinária para encaminhamento de proposta (Matheus Soares)

SÃO LUÍS - O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PCdoB), convocou para hoje (14) uma sessão extraordinária para a discussão e atualização do Plano Diretor.

Ontem o Imirante informou em primeira mão a retomada das discussões do Plano. Mostrou também o pedido de suspensão da tramitação da matéria, feito por 19 entidades e o anúncio de uma manifestação.

Na sessão extraordinária desta terça-feira, o presidente da Casa fará a leitura da proposta em Plenário, e o documento passará a ser analisado em caráter conclusivo pelas comissões técnicas da Câmara. 

Somente depois do parecer das comissões é que a matéria vai para apreciação em Plenário.

Tramitando no Legislativo na forma do Projeto de Lei nº 0174/2019, a revisão da norma urbanística é derivada das mais de 40 assembleias que vêm sendo discutidas desde 2019. O documento dispõe sobre políticas de habitação e mobilidade, estabelecendo critérios e limites para o crescimento da cidade.

O vereador Astro de Ogum (PCdoB), que atuou como presidente da Comissão Representativa que analisou o Plano Diretor durante o período de recesso, destacou a medida anunciada por Paulo Victor. 

“Estamos trabalhando para beneficiar todos os moradores de São Luís, mas reforçamos que, sem investimento, não há crescimento. Por exemplo, a zona rural. Nós vamos proteger a zona rural com todas as forças, mas, sem investimento, não vai ser possível”, disse.

Tramitação

O documento final do Plano Diretor foi encaminhado à Câmara pela Prefeitura em junho de 2019. Naquele ano, o Legislativo realizou oito audiências públicas, sendo quatro na zona urbana e quatro na zona rural, que foram promovidas durante o mês de novembro.

Em fevereiro de 2020, a Câmara recebeu do Ministério Público Estadual, um documento contendo recomendações acerca da proposta de Plano Diretor entregue pela Prefeitura em junho de 2019. A Casa suspendeu a tramitação da matéria e oficiou a Prefeitura a se manifestar sobre tais recomendações.

Após o processo de eleições municipais e as restrições impostas pelo período pandêmico entre 2020 e 2021, em abril de 2022, a Prefeitura entregou à Câmara a resposta técnica sobre o documento do MPE/MA, no que se refere aos mapas anexados ao Projeto de Lei do Plano Diretor, sem fazer qualquer observação ou alteração no texto legal aprovado pelo Conselho da Cidade e submetido às audiências públicas.

Em janeiro de 2023, a Câmara instituiu uma Comissão de Recesso para dar prosseguimento à tramitação da matéria. Em uma reunião feita pela Comissão, que contou com a presença da sociedade civil, entidades empresariais, Ministério Público e Prefeitura, o Instituto da Cidade foi convidado para apresentar como se deu o processo de revisão do Plano Diretor e as principais alterações propostas no texto entregue em 2019. Conforme informações dadas pela Câmara, espera-se que as votações sejam iniciadas em março de 2023.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.