Ferida aberta

Weverton e Flávio Dino ainda distantes em Brasília

Senador e ministro da Justiça atuaram juntos na política até 2022, quando a houve afastamento após Dino declarar apoio a Brandão na corrida pelo Palácio dos Leões.

Ipolítica

Weverton e Flávio Dino estão afastados desde 2022
Weverton e Flávio Dino estão afastados desde 2022 (Divulgação assessoria)

SÃO LUÍS - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB) e o senador Weverton Rocha (PDT) seguem distantes em Brasília após o racha de 2022 no grupo político liderado pelo ex-governador do Maranhão. 

Antes aliados, Dino e Weverton se afastaram depois de o hoje ministro ter declarado apoio na disputa pelo Governo do Estado ao governador Carlos Brandão (PSB), que impôs derrota ao pedetista no primeiro turno da eleição para o comando do Palácio dos Leões no ano passado. 

Weverton acabou esvaziado naquela ocasião, após forte atuação de Dino nos bastidores, e perdeu apoios importantes como os da senadora Eliziane Gama (Cidadania) e do então presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB).

Depois disso, Weverton optou por não trabalhar também pela candidatura de Dino ao Senado, o que aprofundou ainda mais a crise política entre os dois.

Leia também: Protocolado edital de inscrição para vaga no TCE-MA

Weverton e Flávio Dino trabalhavam juntos desde a eleição para a Prefeitura de São Luís de 2008, quando o comunista perdeu o pleito para o ex-prefeito João Castelo.

Quatro anos depois [2012] os dois conseguiram eleger juntos o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PSD) e dois anos mais tarde, em 2014, foi Dino quem chegou ao Palácio dos Leões com o apoio do pedetista.

Em 2022 foi justamente quando houve o racha. Weverton busca agora liderar um novo grupo político no estado e deve fazer oposição a Carlos Brandão nos próximos anos. O mandato dele no Senado acaba em janeiro de 2027, três meses depois do pleito de 2026, quando um novo governador será eleito no Maranhão.

  

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.