SÃO LUÍS - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB) e o senador Weverton Rocha (PDT) seguem distantes em Brasília após o racha de 2022 no grupo político liderado pelo ex-governador do Maranhão.
Antes aliados, Dino e Weverton se afastaram depois de o hoje ministro ter declarado apoio na disputa pelo Governo do Estado ao governador Carlos Brandão (PSB), que impôs derrota ao pedetista no primeiro turno da eleição para o comando do Palácio dos Leões no ano passado.
Weverton acabou esvaziado naquela ocasião, após forte atuação de Dino nos bastidores, e perdeu apoios importantes como os da senadora Eliziane Gama (Cidadania) e do então presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB).
Depois disso, Weverton optou por não trabalhar também pela candidatura de Dino ao Senado, o que aprofundou ainda mais a crise política entre os dois.
Leia também: Protocolado edital de inscrição para vaga no TCE-MA
Weverton e Flávio Dino trabalhavam juntos desde a eleição para a Prefeitura de São Luís de 2008, quando o comunista perdeu o pleito para o ex-prefeito João Castelo.
Quatro anos depois [2012] os dois conseguiram eleger juntos o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PSD) e dois anos mais tarde, em 2014, foi Dino quem chegou ao Palácio dos Leões com o apoio do pedetista.
Em 2022 foi justamente quando houve o racha. Weverton busca agora liderar um novo grupo político no estado e deve fazer oposição a Carlos Brandão nos próximos anos. O mandato dele no Senado acaba em janeiro de 2027, três meses depois do pleito de 2026, quando um novo governador será eleito no Maranhão.
Saiba Mais
- Dino vota contra retirada de símbolos religiosos de órgãos públicos
- Flávio Dino mantém suspensão de emendas parlamentares
- Justiça condena mulher por injúria contra seguranças de Flávio Dino
- Flávio Dino determina recolhimento de livros acadêmicos
- Flávio Dino estende prazo para Controladoria-Geral da União
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.