BRASÍLIA - O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) informou nesta sexta-feira (21), no Twitter, que conseguiu as assinaturas necessárias em apoio a um pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar institutos de pesquisas eleitorais na Câmara dos Deputados.
Para ser válido, o requerimento precisava de, pelo menos 171 assinaturas, mas foi entregue à Mesa Diretora, segundo o próprio parlamentar, com 179.
Dessas, seis foram de deputados do Maranhão (confira abaixo a lista).
Leia mais: André Fufuca diz que vai votar a favor de regulamentação de pesquisas eleitorais
“Conseguimos coletar as 171 assinaturas necessárias para a CPI dos Institutos de Pesquisa. Aguardamos agora a instalação na Câmara dos Deputados. Obrigado a todos que assinaram e ajudaram na divulgação”, escreveu.
No projeto de resolução entregue à Câmara, Jordy destacou os erros dos institutos de pesquisas no primeiro turno das eleições deste ano.
"No primeiro turno das eleições gerais de 2022, a discrepância entre o que apontavam as pesquisas e o resultado eleitoral chamou atenção. O que se notou neste pleito, até aqui, é que conforme se aproximava do dia das eleições, mais aumentava a diferença entre o candidato Lula e o Presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição. Meio de influenciar o pleito eleitoral? Quando pesquisas, anos a fio, sempre “erram” em favor de uma claque, não é erro, denota dolo e precisa ser investigado. Método, estratificação, o que está por trás do que influencia e pode determinar uma eleição?Pergunta que precisa ser respondida por quem produz essas pesquisas”, destacou.
Segundo o texto, serão apuradas as pesquisas eleitorais de 2014 a 2022 para candidatos a prefeito, governador, senador e presidente da República. Eis a íntegra do pedido (532 KB). “O que chama a atenção é que as pesquisas, em sua esmagadora maioria, tendem a influenciar o voto em favor de determinados candidatos, partidos ou espectro político, pois que os resultados eleitorais mostram que a ‘margem de (suposto) erro’ sempre favorece ao mesmo grupo, como será demonstrado. E isso pode denotar que o solicitante compra da empresa de pesquisa um resultado”, diz o documento.
Veja quem foram os deputados do Maranhão que assinaram o requerimento:
Aluisio Mendes - PSC
André Fufuca - PP
Gil Cutrim - Republicanos
Hildo Rocha - MDB
Josimar Maranhãozinho - PL
Junior Lourenço - PL
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.