Eleições 2022

Seis deputados do MA assinam requerimento da CPI das Pesquisas Eleitorais

Autor da proposta disse que obteve 179 assinaturas.

Ipolítica

Pesquisas eleitorais estão soba ataque após erros do primeiro turno
Pesquisas eleitorais estão soba ataque após erros do primeiro turno (divulgação)

BRASÍLIA - O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) informou nesta sexta-feira (21), no Twitter, que conseguiu as assinaturas necessárias em apoio a um pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar institutos de pesquisas eleitorais na Câmara dos Deputados.

Para ser válido, o requerimento precisava de, pelo menos 171 assinaturas, mas foi entregue à Mesa Diretora, segundo o próprio parlamentar, com 179.

Dessas, seis foram de deputados do Maranhão (confira abaixo a lista).

Leia mais: André Fufuca diz que vai votar a favor de regulamentação de pesquisas eleitorais

“Conseguimos coletar as 171 assinaturas necessárias para a CPI dos Institutos de Pesquisa. Aguardamos agora a instalação na Câmara dos Deputados. Obrigado a todos que assinaram e ajudaram na divulgação”, escreveu.

No projeto de resolução entregue à Câmara, Jordy destacou os erros dos institutos de pesquisas no primeiro turno das eleições deste ano.

"No primeiro turno das eleições gerais de 2022, a discrepância entre o que apontavam as pesquisas e o resultado eleitoral chamou atenção. O que se notou neste pleito, até aqui, é que conforme se aproximava do dia das eleições, mais aumentava a diferença entre o candidato Lula e o Presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição. Meio de influenciar o pleito eleitoral? Quando pesquisas, anos a fio, sempre “erram” em favor de uma claque, não é erro, denota dolo e precisa ser investigado. Método, estratificação, o que está por trás do que influencia e pode determinar uma eleição?Pergunta que precisa ser respondida por quem produz essas pesquisas”, destacou.

Segundo o texto, serão apuradas as pesquisas eleitorais de 2014 a 2022 para candidatos a prefeito, governador, senador e presidente da República. Eis a íntegra do pedido (532 KB). “O que chama a atenção é que as pesquisas, em sua esmagadora maioria, tendem a influenciar o voto em favor de determinados candidatos, partidos ou espectro político, pois que os resultados eleitorais mostram que a ‘margem de (suposto) erro’ sempre favorece ao mesmo grupo, como será demonstrado. E isso pode denotar que o solicitante compra da empresa de pesquisa um resultado”, diz o documento.

Veja quem foram os deputados do Maranhão que assinaram o requerimento:
Aluisio Mendes - PSC
André Fufuca - PP
Gil Cutrim - Republicanos
Hildo Rocha - MDB
Josimar Maranhãozinho - PL
Junior Lourenço - PL

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.