SÃO LUÍS - O deputado federal André Fufuca (PP) afirmou ao Imirante.com na manhã desta sexta-feira (21), que vai votar a favor do projeto de lei que regulamenta a divulgação de pesquisas eleitorais no país.
Um requerimento de urgência foi aprovado na Câmara Federal na quarta-feira e vai acelerar a tramitação da peça na Casa.
Leia também: Maranhenses destacam urgência em PL que regulamenta pesquisas eleitorais
O objetivo é que a regulamentação seja aprovada antes de realizado o segundo turno das Eleições 2022.
“Eu acho que nós temos de aprofundar um debate amplo e resolutivo em resolutivo em relação às pesquisas. Na eleição de 2 anos atrás eu me recordo da eleição do deputado federal Capitão Wagner. Capitão Wagner foi, na pesquisa do sábado estava com 18 pontos de desvantagem, no dia da eleição perdeu por apenas 2 [pontos]. Quando foi agora houveram casos ainda piores. Quatorze institutos diferentes de pesquisas, erraram”, disse.
E completou: “Várias candidaturas ao Senado que tinham apenas 4% ou 5% ganharam a eleição. Eu me recordo do caso de Sergipe, que ele [candidato], tinha 6% numa pesquisa e ganhou a eleição naquele estado. O caso do Paraná, o Paulo Martins. Na pesquisa deu 12% e Álvaro Dias, 40%. Na eleição ele teve 29% e Álvaro Dias 23%. Então, a gente tem de debater isso de uma forma resolutiva”, pontuou.
Ele afirmou acreditar que a pesquisa influencia sim o voto do eleitorado, por isso a opção pela regulamentação de divulgações deste segmento.
“Tem gente que diz que não influencia. Influencia e muito. O voto útil, o voto do eleito indeciso, naquele que não quer jogar o seu voto fora e aí é preciso apresentar soluções em relação a isso. Encaminhei favorável a urgência e vou votar favorável também ao projeto”, finalizou.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.