SÃO LUÍS - Deputados federais que integram a bancada maranhense no Congresso Nacional destacaram a aprovação de urgência na Câmara Federal, para a tramitação de proposta que regulamenta as pesquisas eleitorais no país.
Pedido de urgência foi aprovado nesta quarta-feira, após deputados entenderam que houve erros graves de institutos de pesquisas no primeiro turno das eleições presidenciais.
Para os parlamentares - sobretudo os aliados do presidente Jair Bolsonaro -, institutos acabaram influenciando o eleitor e chegaram a apresentar números com divergência de até 15 pontos, daqueles apresentados pelas urnas eletrônicas após a apuração dos votos.
Leia também: Sergio Moro explicação rejeição à candidatura de Lula
“Aprovamos na Câmara projeto que regulamenta pesquisas eleitorais. A medida tem o intuito de prevalecer a veracidade dos dados das pesquisas, sem causar interferências na escolha do eleito”, pontuou Gil Cutrim.
Multas
Pastor Gil (PL) destacou que há possibilidade de ampliação de multas para institutos que apresentarem resultados fraudulentos.
“Aprovamos na Câmara a urgência ao projeto que regulamenta as pesquisas eleitorais e amplia multas aos institutos que apresentarem resultados fraudulentos. Passo fundamental para evitarmos possíveis distorções ou manipulações, aferindo dados mais próximos à vontade do eleitor”, concluiu.
Aluisio Mendes publicou a decisão do PSC de votar favorável à proposta e disse ser favorável ao projeto.
“O PSC votou pela aprovação, no plenário da Câmara, do pedido de urgência para o Projeto de Lei 96/11, que prevê a regulamentação e eventuais punições no âmbito do direito civil dos institutos de pesquisas eleitorais. A defesa é de maior responsabilidade dos institutos de pesquisa em relação aos dados apurados, devido a importância que os seus resultados assumem em época eleitoral, influenciando o comportamento do eleitor”, destaca trecho de publicação.
O presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira, trabalha para tentar votar o projeto antes de realizado o segundo turno das eleições.
Saiba Mais
- Weverton surge em agenda com Carlos Brandão após derrota em 2022
- TRE rejeita ação de Weverton Rocha para cassar mandato de Carlos Brandão
- TRE/MA forma maioria e mantém mandato de Neto Evangelista
- TRE-MA tem mais um voto contra cassação de Neto Evangelista
- TSE retoma julgamento de Jair Bolsonaro por abuso de poder
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.