SÃO LUÍS - A candidata a presidente da República pelo MDB, Simone Tebet, citou nesta sexta-feira, durante sabatina do Jornal Nacional, o caso da “cidade mais banguela do planeta”.
Trata-se de uma referência irônica à Pedreiras, que ganhou forte repercussão nacional após reportagem da Revista Piauí mostrar que o município informou ao Ministério da Saúde ter realizado mais de 540 mil extrações dentárias, para aumentar o teto e receber maior aporte da emenda do relator.
Com o elevado número de procedimentos informados, Pedreiras acabou registrando uma média de 14 extrações dentárias por habitante, no caso que ficou marcado como um escândalo e que está sob a investigação do Ministério Público Federal (MPF).
Ao tratar do tema, Simone Tebet falava sobre a sua proposta de Governo para dar maior transparência ao chamado orçamento secreto.
Leia também: Candidatos a senador abrem campanha eleitoral na TV
Ela não citou o nome da cidade maranhense, mas destacou o caso nacionalmente conhecido e repudiou a forma como a administração apresentou dados na área da Saúde.
“Eu vou governar olhando para o futuro: criança e adolescente é o centro deste governo. De que forma, vamos lá. Orçamento Secreto: não é com diálogo só, é com transparência. Com um único ato, uma portaria, exigindo que todos os ministros abram as contas dos seus ministérios. Na hora que a população ver, o Ministério Público, o Tribunal de Contas ver, por exemplo, que a maioria desses recursos estão indo para os municípios mais pequenininho. Porque que está indo para o município mais pequenininho, onde não tem imprensa? Porque que não está chegando o serviço lá? Quem é que foi que mandou? Chegou o dinheiro?", disse.
E continuou: “Dou um exemplo que parece uma anedota, mas quem sabe que fique registrado e pode até ser que vá virar meme depois disso. Uma cidade que para receber muito dinheiro do orçamento secreto, para aumentar o teto dele, disse que extraiu 14 dentes de cada boca de cada habitante do seu município. É a cidade mais banguela do planeta. Quatorze dentes do bebê, ao idoso de 90 anos. É a cidade mais banguela do Brasil. Para que? Para receber dinheiro e emitir nota fria. E não é 10% é 100% embolsado, dinheiro que vai para o bolso”, enfatizou.
Durante a entrevista, Simone também falou sobre propostas para a área da habitação, saúde, segurança pública e desenvolvimento econômico.
Saiba Mais
- Weverton surge em agenda com Carlos Brandão após derrota em 2022
- TRE rejeita ação de Weverton Rocha para cassar mandato de Carlos Brandão
- TRE/MA forma maioria e mantém mandato de Neto Evangelista
- TRE-MA tem mais um voto contra cassação de Neto Evangelista
- TSE retoma julgamento de Jair Bolsonaro por abuso de poder
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.