Relatório final

CPI dos Transportes mantém sugestão ao MP de indiciamento de Edivaldo Júnior

Vereadores encaminharam relatório final do Ministério Público e ao TCE e pediram providências contra o ex-prefeito de São Luís.

Ipolítica

Atualizada em 16/07/2022 às 09h35
Relatório final havia sido entregue à Mesa Diretora da Câmara no final do mês de junho
Relatório final havia sido entregue à Mesa Diretora da Câmara no final do mês de junho (Jailson Budu)

SÃO LUÍS - A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) investigou possíveis irregularidades na gestão do transporte público de São Luís, manteve o nome do ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PSD) no relatório final e ao protocolar o documento no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e no Ministério Público Estadual (MP), solicitou providências contra o ex-gestor.

O colegiado sugeriu ao MP o indiciamento do ex-prefeito da capital por e do empresário Manoel Cruz Júnior, proprietário da Consult Trans, empresa que exerce o direito no contrato de cerca de R$ 1,3 milhão ao ano.

De acordo com a CPI, Edivaldo teria sido omisso e conivente com os erros e equívocos do processo de licitação. 

A informação foi publicada nesta sexta-feira [ontem] em material institucional do Legislativo Municipal. O relatório, segundo a comunicação institucional, será publicado na íntegra no site da Câmara.

Já em relação a Manoel Cruz Júnior, a CPI entendeu que há provas o suficiente que atestam que ele teria agido como uma espécie de ‘braço’ da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, tomando as decisões finais no que se refere ao transporte público da cidade.

Pressão

No início do mês de junho, quando o relator da CPI, vereador Álvares Pires (PMN) anunciou a conclusão dos trabalhos e a sugestão de indiciamento do ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior, houve uma forte pressão por parte de aliados do ex-gestor para que o nome do pré-candidato ao Governo do Maranhão fosse retirado do documento.

Membros da Mesa Diretora da Câmara, e que também mantêm proximidade com Edivaldo, solicitaram a retirada do nome do ex-prefeito.

Apesar disso, ao que tudo indica - depois de publicado material institucional da Casa -, o pedido ao MP foi mantido. 

Membros

Além de Álvaro Pires, fizeram parte da CPI, vereadores Chico Carvalho (Avante), presidente da CPI; Astro de Ogum (PCdoB), vice; Octácio Soeiro (Podemos), secretário; e Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT).

Recomendações

No relatório final da CPI, há uma lista de recomendações, a maioria ao prefeito Eduardo Braide (sem partido), que também será notificado para receber o documento. Entre elas, destacam-se apurações sobre as razões das falhas na prestação dos serviços, auditoria nas contas dos consórcios e a intervenção no sistema para garantir a continuidade dos serviços.

Outro lado

O Ipolítica entrou em contato com a assessoria do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PSD) na sexta-feira para obter um posicionamento. Até o momento da publicação desta reportagem, contudo, não houve resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.