Criminalidade

Rodoviários ameaçam cruzar os braços devido onda de assaltos a ônibus na Grande São Luís

Em aproximadamente 24 horas, duas pessoas morreram um motorista foi esfaqueado durante assaltos a coletivos.

Imirante.com

Atualizada em 20/05/2022 às 11h08
Somente neste ano, 506 assaltos foram registrados na Grande São Luís.
Somente neste ano, 506 assaltos foram registrados na Grande São Luís. ( Foto: De Jesus / O Estado)

SÃO LUÍS - Devido ao grande número de assaltos a ônibus registrado nos últimos dias na Grande São Luís, motoristas e cobradores do sistema de transporte público ameaçam cruzar os braços na capital e Região Metropolitana. A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários do Estado do Maranhão (Sttrema), nessa quinta-feira (19).

Em pouco mais de 24 horas, duas pessoas morreram e uma tentativa de homicídio foi registrada durante assaltos a ônibus na Grande São Luís. As ações criminosas foram registradas na MA-201 (Estrada de Ribamar), BR-135 e avenida Guajajaras respectivamente.

Morte na Estrada de Ribamar

A primeira morte aconteceu na tarde dessa quarta-feira (18), na MA-201 (Estrada de Ribamar) quando uma passageira, identificada como Regina Rodrigues França, de 39 anos, se jogou da janela de um ônibus que fazia a linha Paranã/São Francisco durante um assalto. A vítima bateu com a cabeça no meio-fio e morreu no local.

Tentativa de homicídio durante assalto

Horas depois, por volta das 21h45, na avenida Guajajaras, em São Luís, o motorista de um ônibus que fazia a linha Santa Clara/João Paulo foi foi esfaqueado durante um assalto ao coletivo. Mesmo ferido, o condutor do veículo conseguiu jogar o criminoso de dentro do ônibus. A vítima, identificada como Igor dos Santos, de 37 anos, foi socorrida e se recupera dos ferimentos.

Morte em assalto a ônibus na BR-135

A morte mais recente durante assalto a ônibus aconteceu na tarde desta quinta-feira (19), na BR-135, bairro Pedrinhas, em São Luís. A vítima, identificada como Wellington Rosa da Silva, de 39 anos, reagiu à ação criminosa e foi baleado no abdômen.

Os outros passageiros do ônibus ainda tentaram socorrer a vítima, mas segundo a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Wellington Rosa morreu após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Maracanã, na zona rural rural de São Luís.

Pedido de reforço policial

O Sttrema afirmou que já cobrou forças policiais e providências para que os criminosos sejam identificados e presos. O suspeito de esfaquear o motorista na avenida Guajajaras foi preso, na tarde de quinta-feira, no bairro Residencial Nova Terra, em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís.

Por determinação do presidente do Sttrema, Marcelo Brito, ofícios foram expedidos e encaminhados para os órgãos envolvidos, principalmente, a Secretaria de Segurança Pública, para que a prática criminosa nos coletivos seja combatida com mais rigor em toda a Grande São Luís.

Mais de 500 assaltos a ônibus em 2022

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), um total de 506 roubos a coletivos já aconteceram na Grande Ilha desde janeiro deste ano até a última quarta-feira. Somente no ano passado, 1.608 coletivos foram alvos de bandidos e registrando uma média mensal de 134 casos.

Os dados da SSP ainda revelam que, apenas, no mês de janeiro deste ano houve o registro de 119 roubos a coletivos na Região Metropolitana de São Luís. Em fevereiro, um total de 96 casos; março, 113; abril, 115 e ainda houve o registro de 63 casos entre primeiro de maio até o último dia 18.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.