Pesquisa

Escutec: 23% do eleitorado maranhense se declara analfabeto

Pesquisa divulgada no último domingo mostrou vantagem de Carlos Brandão para o Governo e de Flávio Dino para o Senado.

Ronaldo Rocha / Iplítica

Atualizada em 02/05/2022 às 09h32
Eleitorado maranhense tem perfil destacado em pesquisa Escutec
Eleitorado maranhense tem perfil destacado em pesquisa Escutec (Reprodução)

SÃO LUÍS - A pesquisa de intenção de votos divulgada neste domingo pelo instituto Escutec e que mostrou vantagem do governador Carlos Brandão (PSB) sobre o senador Weverton Rocha (PDT) para o Governo do Estado, apontou um eleitorado declarado analfabeto de 23%.

O levantamento também apontou liderança do ex-governador Flávio Dino para o Senado Federal e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República. 

O levantamento ouviu 2 mil eleitores em 73 municípios e foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-02565/2022.

No perfil do eleitorado pesquisado, inserido no relatório da Escutec, 23% das pessoas entrevistadas se declararam analfabetas, ou que apenas leem e escrevem; 28% informou ter cursado até o ensino fundamental; 40% disse ter chegado ao ensino médio e apenas 9% disse ter alcançado o ensino superior [completo/incompleto].

Eleitorado cristão

Um dado que chama a atenção do perfil do eleitorado maranhense levantado pela pesquisa, diz respeito à religião. Ao todo, 95% dos entrevistados se declararam cristãos. 

Destes, 70% são católicos e outros 25% evangélicos. Apenas 5% declararam seguir outra religião. 

Renda

Outro aspecto levantado no perfil da pesquisa diz respeito à renda familiar. Ao todo, 75% dos entrevistados declararam obter no orçamento até 1 salário mínimo. Outros 19% declararam dispor de mais de 1 salário e até 3 salários mínimos. E uma fatia menor do entrevista, 6%, afirmou obter mais de 3 salários mínimos. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.