Eleições 2022

Escutec: nova pesquisa mostra liderança de Brandão para o governo

Levantamento ouviu 2 mil eleitores nos dias 26 a 30 de abril; o registro está na Justiça Eleitoral com o número MA 02565/2022

Carla Lima/Ipolítica

- Atualizada em 01/05/2022 às 08h23

SÃO LUÍS - O Instituto Escutec traz a nova pesquisa de intenção de voto para o governo do Maranhão. Foram entrevistadas 2 mil pessoas em 73 municípios nos dias 26 a 30 de abril. Com margem de erro de 2,19% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%, o levantamento (que tem o registro Ma 02565/2022) mostra a liderança do governador Carlos Brandão (PSB).

 

Pesquisa Escutec para o governo do MA
Pesquisa Escutec para o governo do MA

 

No cenário espontâneo, Brandão é citado por 11% dos eleitores. O socialista é seguido por Weverton Rocha (PDT)com 9%, Lahesio Bonfim (PSC) com 6%, Edivaldo Júnior (PSD) com 4% e Roberto Rocha (PTB) com 3%. Outros nomes como o ex-governador Flávio Dino (PSB) e a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) também chegaram a ser citados por 1% dos ouvidos.

Com o cenário estimulado com a apresentação de nove nomes de pré-candidatos ao governo, Brandão aparece com 24% sendo seguido por Weverton Rocha com 20% e Edivaldo Júnior com 12%. Lahesio Bonfim aparece com 11%, Roberto Rocha tem 8%, Josimar de Maranhãozinho (PL) aparece com 3% e Simplício Araújo (SD) com 2%. Enilton Rodrigues do PSOL foi citado por 1% dos entrevistados e Hertz Dias (PSTU) não pontuou.

 

Escutec mostra cenário para o governo do MA
Escutec mostra cenário para o governo do MA

 

Em outro cenário estimulado com seis pré-candidatos, Carlos Brandão tem 25%, Weverton Rocha, 21%, Lahesio Bonfim, 13% e Edivaldo Júnior, 12%. Roberto Rocha vem em seguida com 9% e Simplício Araújo com 2%.

Já com cinco nomes apresentados, o governador chega a 26%. Em segundo vem Weverton Rocha com 23% que é seguido por Edivaldo Júnior com 15% e Lahesio Bonfim com 14%. Simplício Araújo aparece com 3%.

Segundo turno

Esta terceira pesquisa Escutec traz cenários de segundo turno. Entre eles está a disputa entre Carlos Brandão e Weverton Rocha. Neste cenário, Brandão aparece com 39% contra 34% de Weverton. Brancos e nulos somam 12%e não sabe ou não respondeu, 15%.

 

A pesquisa Escutec mostra o cenário de rejeição dos pré-candidatos ao governo
A pesquisa Escutec mostra o cenário de rejeição dos pré-candidatos ao governo

 

Se a disputa de segundo turno fosse entre Carlos Brandão e Edivaldo Júnior, o governador seria reeleito com 39% contra 23% do pré-candidato do PSD.

Já se a disputa fosse entre Carlos Brandão e Lahesio Bonfim, o socialista teria 42% contra 25% do adversário do PSC.

Em outros cenários sem Brandão no segundo turno, o senador Weverton Rocha teria 35% dos votos se o seu adversário fosse Edivaldo Júnior, que aparece com 24%.

Já se a disputa ocorresse entre Weverton r Lahesio Bonfim, o pedetista seria eleito com 37% contra 22% do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes.

Mais

Rejeição

Assim como nas pesquisas anteriores, o deputado Josimar de Maranhãozinho é o que tem a maior rejeição: 24%. O senador Roberto Rocha vem em seguida com 21% e Weverton com 15%. Carlos Brandão tem 13% de rejeição e Edivaldo Júnior, 11%. 

 

Escutec mostra cenário de segundo turno
Escutec mostra cenário de segundo turno

 

Cenários de segundo turno da Escutec
Cenários de segundo turno da Escutec

 

Cenários de Segundo Turno da pesquisa Escutec
Cenários de Segundo Turno da pesquisa Escutec

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.