Justiça determina ao município reforma do Hospital da Criança em São Luís
Prazo dado ao município de São Luís para reforma do hospital é de um ano, além da apresentação de um cronograma de cumprimento em 60 dias.
SÃO LUÍS - Uma decisão da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, na última sexta-feira (13), determinou ao Município de São Luís recuperar e manter o Hospital Odorico Amaral Matos, conhecido como Hospital da Criança, localizado no bairro Alemanha, na capital maranhense. De acordo com a decisão, a unidade de saúde deverá passar por reformas e adaptações para o adequado funcionamento, dentro das normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária.
Leia também:
Cai parte de forro do Hospital da Criança, em São Luís
Profissionais de saúde reclamam de insegurança durante atendimentos no Hospital da Criança
Semus tem 45 dias para sanar irregularidades no Hospital da Criança
Segundo a decisão da Justiça, o prazo para a recuperação do hospital é de um ano, além da apresentação de um cronograma de cumprimento em 60 dias. A decisão foi proferida pelo juiz Douglas de Melo Martins.
Ainda conforme a decisão, o Município deve também apresentar alvará de autorização sanitária, condicionado ao cumprimento de requisitos técnicos perante a autoridade sanitária. Em caso de descumprimento da decisão, o Município devera pagar multa diária de R$ 5 mil que serão revertidos para o Fundo Estadual de Direitos Difusos.
No mérito da sentença, o juiz titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos destaca que “a presente ação civil pública constitui, portanto, o legítimo exercício do dever constitucional do Ministério Público no sentido de cobrar judicialmente a responsabilidade do réu pelas eventuais lesões aos direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde, em vista da má prestação do serviço público no âmbito do Hospital da Criança”.
O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) foi o autor da ação, em decorrência de inquérito civil que constatou que estrutura física do hospital encontrava-se deteriorada, prejudicando os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além do inquérito civil, vistorias de inspeção e reinspeção sanitárias realizadas pela Superintendência de Vigilância Sanitária Estadual (Suvisa) e pela Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária Municipal (Sves) constataram irregularidades sanitárias na unidade hospitalar. No decorrer da ação, houve uma tentativa de conciliação que não teve êxito.
Ao Imirante.com, por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que, desde 2018, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, a execução da reforma e ampliação do Hospital Municipal Odorico Amaral de Matos (Hospital da Criança) está sob a responsabilidade do Governo do Estado, ficando o Município, inclusive, impossibilitado de promover qualquer ato de execução de reforma ou ampliação do Hospital da Criança.
Leia a íntegra da nota:
"A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que, desde 2018, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, a execução da reforma e ampliação do Hospital Municipal Odorico Amaral de Matos (Hospital da Criança) está sob a responsabilidade do Governo do Estado, ficando o Município, inclusive, impossibilitado de promover qualquer ato de execução de reforma ou ampliação do Hospital da Criança."
*Matéria atualizada às 19h20, desta segunda-feira (16).
Saiba Mais
- Atendimentos de urgência e emergência no Hospital da Criança de São Luís têm início neste domingo (10)
- Familiares de pacientes reclamam de demora no atendimento e superlotação no Hospital da Criança em São Luís
- Câmara de São Luís convoca secretário Joel Nunes para esclarecimentos sobre Hospital da Criança
- Sem leitos de UTI, crianças correm risco de morte em São Luís
- Profissionais de saúde reclamam de insegurança durante atendimentos no Hospital da Criança
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.