Saúde infantil

Atendimentos de urgência e emergência no Hospital da Criança de São Luís têm início neste domingo (10)

Após obras de reforma e ampliação, o Hospital da Criança de São Luís foi inaugurado no último dia 5 de dezembro.

Imirante.com

Atualizada em 09/12/2023 às 10h04
Novo Hospital da Criança de Sã Luís.
Novo Hospital da Criança de Sã Luís. (Foto: Divulgação / Secom Prefeitura de São Luís)

SÃO LUÍS - Terá início neste domingo (10) os atendimentos de urgência e emergência no Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos (Hospital da Criança), localizado no bairro Alemanha, em São Luís.

Após obras de reforma e ampliação, o Hospital da Criança foi inaugurado no último dia 5 de dezembro, mas sem atendimento ao público. No primeiro momento, foram feitas as transferências de 74 crianças da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da Ala Amarela e da internação, que estavam temporariamente acomodadas no Hospital São Luís (HSLZ), na Cidade Operária, enquanto o Hospital da Criança passava por obras.

Com isso, somente a partir deste domingo é que o hospital passa a atender novos pacientes de urgência e emergência.

A reforma do Hospital da Criança teve início há 10 anos, inicialmente sob a responsabilidade do Governo do Estado. Em 2022, a condução das obras foi transferida para a Prefeitura de São Luís.

A prefeitura assumiu a retomada da obra em junho do ano passado, estabelecendo como meta a conclusão até dezembro deste ano.

Infraestrutura

Dividido em quatro pavimentos, o hospital apresenta no andar térreo a sala de classificação de risco, seis consultórios médicos, consultório ortopédico com sala de imobilização, consultório odontológico, sala de medicação, sala de pequenos procedimentos/consultório cirúrgico, ambulatório (com recepção e consultório médico), sala de estabilização, central de abastecimento farmacêutico (CAF), unidade de curta permanência, enfermaria de isolamento da emergência, refeitório, laboratório, recepção de Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), sala de raio-X, sala de ECG/laudos, sala de tomografia, recepção da emergência, sala de atendimento psicológico, sala de atendimento do serviço social, sala de classificação de risco 2, sala de punção, salas de repouso médico, sala de recuperação pós-anestésica e sala de ultrassom.

No primeiro andar, as instalações compreendem: recepção de pacientes, centro cirúrgico, sala de recuperação pós-anestésica, agência transfusional, enfermaria clínica e cirúrgica, área administrativa e salas de repouso médico. No segundo andar, estão a UTI 1 (com leitos clínicos e cirúrgicos), leito de isolamento, UTI 2 (leitos clínicos e cirúrgicos), área administrativa, salas de repouso médico e auditório. No terceiro e último andar, as áreas incluem: enfermaria (leitos clínicos), sala de estudo e brinquedoteca, área administrativa, enfermaria (leitos para doenças respiratórias), sala de repouso médico, farmácia.

Especialidades

O Hospital da Criança teve sua capacidade expandida com a adição de 27 novos leitos, totalizando agora 120. Destes, 27 são leitos cirúrgicos, 29 leitos de UTI (antes eram 12), 58 leitos clínicos e 6 leitos de estabilização (área vermelha).

Além do aumento na capacidade, a oferta de serviços também foi expandida. Anteriormente, com um perfil restrito a casos clínicos, a unidade passará agora a realizar procedimentos cirúrgicos. Para tanto, o hospital conta com quatro salas cirúrgicas totalmente novas e equipadas. A nova unidade hospitalar passa a realizar, também, exames de imagem, como tomografia, endoscopia, colonoscopia de urgência, raio-x, ultrassons, bem como de tratamentos de hemodiálise.

Entre as novas especialidades, a unidade conta agora com ortopedia, estomaterapia, neurocirurgia, cirurgia pediátrica e urgência e emergência odontológica, além das subespecialidades pediátricas, como cardiopediatria, dermatologia, endocrinologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, hebiatria, oftalmologia, gastropediatria e cirurgia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.