corregedoria

Desembargador confirma apoio às campanhas de segurança pública

Cleones Cunha reuniu-se com o secretário Aluísio Mendes nesta segunda-feira (28).

Imirante*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h12

SÃO LUÍS - O corregedor-geral da Justiça do Maranhão, Desembargador Cleones Carvalho Cunha, recebeu o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Aluísio Mendes, na manhã desta segunda-feira (28), em seu gabinete da sede da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão. Ele estava acompanhado da delegada-geral de Polícia Civil, Cristina Meneses, e do secretário-adjunto da SSP, Laércio Costa.

Entre diversos assuntos tratados, o secretário, Aluísio Mendes, destacou a realização de dois trabalhos pela Secretaria de Segurança Pública: uma campanha para conscientizar a população de não dirigir ao ingerir bebida alcoólica e fiscalização de casas de shows e boates em São Luís. “Queremos que o Judiciário maranhense esteja conosco, dando mais suporte e apoiando”, comentou o secretário Aluísio Mendes.

O corregedor-geral, Cleones Cunha, confirmou o apoio de disse que mobilizará os juízes do Maranhão. “Em relação à campanha contra a combinação álcool e direção, saiba que vocês têm o total apoio da Corregedoria, e eu farei questão de envolver os juízes das comarcas do interior nesse objetivo. Vamos incentivá-los a participar das ações e reforçar a campanha”, declarou o desembargador.

O secretário Aluísio Mendes falou sobre os dados de mortes no trânsito causadas pelo álcool e lamentou a triste realidade. De acordo com ele, o material de campanha já está sendo produzido.

Fiscalização

O trabalho de fiscalização de casas de shows e boates, que é realizado pelo Corpo de Bombeiros, de acordo com o secretário de Segurança Pública, será reforçado. “O trabalho sempre é feito, mas muitas vezes sabemos que os proprietários conseguem liminares e ficam funcionando normalmente”, pontuou o secretário, dando o exemplo da tragédia ocorrida em uma boate de Santa Maria (RS), na madrugada deste domingo (27).

Para o corregedor-geral, Cleones Cunha, a fiscalização deve ser feita criteriosamente e, no que se refere à Justiça, se compromete a conversar com os juízes das Varas da Fazenda Pública sobre o assunto. “Pedirei mais cautela na análise desses pedidos de liminares referentes a interdição de casas de shows e boates. Precisamos que os estabelecimentos sejam seguros. A Corregedoria fará a parte dela, em conscientizar os magistrados”, ressaltou.

Para o secretário Aluísio Mendes, o momento é de repensar o assunto. “Muitos estabelecimentos em São Luís deveriam estar fechados. A nossa lei que estabelece os critérios de segurança é boa, mas precisa ser cumprida pelos empresários”, frisou.

Perícia

Aproveitando a oportunidade da reunião, a delegada geral Cristina Meneses apresentou ao corregedor-geral o projeto que está realizando para colocar em dia as perícias que estavam em atraso. “Após essa atualização, estabeleceremos prazos para que estes exames e as perícias estejam prontos e sejam enviados ao Judiciário”, ressaltou.

Cristina Meneses também entregou ao corregedor, para conhecimento, duas Resoluções da Polícia Civil, sobre conduta dos delegados em relação ao Ministério Público, ambas já avaliadas e aprovadas pelo Conselho Nacional de Justiça e Conselho Nacional do Ministério Público.

*Com informações da Ascom da Corregedoria Geral de Justiça

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.