No Maranhão

"Eu gosto de estudar pra ter um futuro", diz menino fotografado com árvore de Natal em lixão

O jovem Gabriel Silva ainda diz que deseja ser jogador de futebol para fazer uma casa para sua mãe.

Imirante.com, com informações do G1MA

Atualizada em 26/03/2022 às 18h57

PINHEIRO - Uma imagem circulou pela internet sensibilizando brasileiros. O jovem maranhense Gabriel Silva, de 12 anos, da cidade de Pinheiro, foi fotografado por João Paulo Guimarães no momento em que encontrou uma árvore de natal no lixão, enquanto catava resíduos com a mãe. E mesmo após a imagem viralizar e comover todo o país, Gabriel continua levando uma vida simples com a família.

Leia também:

Foto de menino que achou árvore de Natal em lixão de Pinheiro repercute e causa comoção

Cerca de 300 famílias sobrevivem de lixão onde menino foi fotografado com árvore de Natal, em Pinheiro

Gabriel Silva, que faz o 5º ano do Ensino Fundamental, continua indo todos os dias à escola, local que ele adora ir e vê a oportunidade de ter um futuro longe dos arredores do lixão de Pinheiro. Ao g1, Gabriel revelou que tem o sonho de se tornar jogador de futebol e comprar uma casa para a mãe.

"Eu gosto de estudar pra ter um futuro. Quero ser jogador de futebol pra fazer uma casa para minha mãe", disse Gabriel Silva.

Repercussão e surpresa para a mãe

Maria Francisca Silva, mãe do jovem Gabriel, revela a surpresa com a repercussão e também diz que desde que a imagem do filho viralizou no país, tem recebido ajuda de muitas pessoas e desde então, continua sobrevivendo. Maria Francisca é catadora de sucata no município de Pinheiro.

“Fiquei surpresa dessa foto ter feito essa ‘vira-volta’ na vida do meu filho e na nossa família. E fiquei feliz porque muitas pessoas ‘tá’ ajudando. A gente cata [sucata] porque não tem outro serviço e dá uma renda boa pra gente, boa no sentido de que dá pra gente sobreviver”, disse Maria Francisca.

Gabriel encontra árvore de Natal em lixão. Foto: João Paulo Guimarães/Reprodução/Rede social.
Gabriel encontra árvore de Natal em lixão. Foto: João Paulo Guimarães/Reprodução/Rede social.

Sobrevivendo do lixão

Em meio a muito lixo e urubus, cerca de 300 famílias sobrevivem diretamente do lixão do município de Pinheiro, distante 333 km de São Luís, é o que revelam dados da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA). O local é o mesmo no qual o menino Gabriel, de 12 anos, foi fotografado encontrando uma árvore de Natal.

Em funcionamento na zona rural do município há aproximadamente 30 anos, a realidade das centenas de famílias que vivem do lixão de Pinheiro, reflete nos dados sobre a pobreza e miséria divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pinheiro tem mais de 80 mil habitantes e um município mais importantes da região da baixada maranhense. A economia local é baseada na agricultura e pesca.

O local é o mesmo no qual o menino Gabriel, de 12 anos, foi fotografado encontrando uma árvore de Natal. (Foto: Carlos Arte)
O local é o mesmo no qual o menino Gabriel, de 12 anos, foi fotografado encontrando uma árvore de Natal. (Foto: Carlos Arte)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.