No Maranhão

Foto de menino que achou árvore de Natal em lixão de Pinheiro repercute e causa comoção

Registro é do fotógrafo João Paulo Guimarães; na imagem, Gabriel de 12 anos.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h58
Gabriel encontra árvore de Natal em lixão. Foto: João Paulo Guimarães/Reprodução/Rede social.
Gabriel encontra árvore de Natal em lixão. Foto: João Paulo Guimarães/Reprodução/Rede social.

PINHEIRO - A imagem acima circula pela internet sensibilizando brasileiros. O rapaz da foto é o maranhense Gabriel, de 12 anos, da cidade de Pinheiro. Ele foi fotografado por João Paulo Guimarães no momento em que encontrou uma árvore de natal no lixão, enquanto catava resíduos com a mãe.

O registro do fotógrafo repercutiu muito após ele compartilhar em redes sociais. A legenda da publicação diz seguinte: "Esse é o Gabriel. Catador de lixo de 12 anos daqui de Pinheiro, uma cidade no Maranhão. O Gabriel tava catando lixo desde 07h e aí no meio da sujeira encontrou essa árvore de Natal e ficou muito, mas muito feliz. Ele mostrou pra mãe dele, Dona Maria, e fez os planos de ajeitar pra Dezembro e colocar na sala de casa. Gabriel guardou dentro de uma caixa a árvore, voltou pra procurar comida e depois veio buscar a árvore pra levar pra casa. Ele ficou muito feliz. Eu também fiquei muito feliz por ele. Parei de fotografar na hora. Não dava pra enxergar nada com tanta lágrima. Agora vou ver quanto é uma árvore de Natal por aqui por Pinheiro. Ou eu compro comida pro Gabriel? Difícil decidir entre a infância e a sobrevivência.", escreveu João Paulo Guimarães.

Leia também:

Após vídeo de menino com bicicleta precária viralizar, vaquinha garante bike novinha a ele

Pinheiro, situada na Baixada Maranhense, é bastante famosa no Maranhão por seu Carnaval, no entanto, desta vez, o que se vê na cidade é o retrato da fome, pobreza, em meio à felicidade de poder ter em casa um importante símbolo natalino. Em entrevista ao programa "Estúdio i" da GloboNews, nessa terça-feira (30), o fotógrafo se emocionou ao relembrar aquele dia em que conheceu o Gabriel e viu de perto toda aquela imagem entristecedora.

“Passei o dia com eles fotografando no lixão. E eu vi quando o Gabriel abriu o saco e puxou. Eu lembro disso como se fosse assim em câmera lenta, acontecendo na minha frente. E eu só virei e comecei a fotografar”, contou no programa.

“Ele virou pra mãe e falou assim: 'mãe, olha só a gente pega, ajeita essa árvore, ela tá torta, mas a gente ajeita ela, e a gente pega esse pisca-pisca, essas luzes e dá pra colocar na sala no dia do natal'. Quando ele falou isso acabou pra mim ali, aí eu não consegui mais fotografar”, completou João Paulo.

Ainda segundo o fotógrafo, após conversar com Gabriel, ele descobriu que o sonho do garoto é ganhar um celular para assistir, principalmente, às aulas. Após aquele dia, João também conseguiu organizar uma vaquinha on-line que garantiu uma árvore de Natal novinha para o maranhense.

Leia a nota enviada ao Imirante.com pelo governo do Maranhão sobre os catadores de resíduos:

"A Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) informa que desenvolve um extenso trabalho de acompanhamento dos trabalhadores da coleta de resíduos sólidos, inclusive com entrega de equipamentos. Além disso, segue articulando, junto às prefeituras, a criação de galpões para catadores e catadoras para que possam ter um local digno para trabalhar, também atua promovendo capacitações e criou um auxílio emergencial para categoria no valor de R$ 400,00, visando reduzir os impactos causados pela pandemia. Com mais associações criadas, o Governo do Maranhão amplia as ações, tendo como foco reconhecimento, dignidade e garantia de renda.

A Secretaria informa, ainda, que no último dia 10 de novembro, esteve presente na cidade de Pinheiro em Audiência Pública proposta pela Defensoria Pública do município com a participação do prefeito, para estimular os catadores a criarem suas cooperativas, para, assim, promover o protagonismo e assegurar direitos da categoria."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.