PINHEIRO - Lembra do Gabriel da Silva da cidade de Pinheiro que foi fotografado em um lixão após encontrar uma árvore de natal? Na época, em 2021, o registro foi feito por João Paulo Guimarães.
Dois anos depois, Gabriel está atuando como jovem aprendiz em um mercado. A mãe dele, Maria Francisca Silva, continua trabalhando como catadora. Ela contou à equipe do Profissão Repórter da TV Globo como está a vida dela e a do filho.
"Está trabalhando lá, pelo menos, saiu da aqui do lixão. Fiquei contente porque já basta eu aqui dentro", afirmou Maria Francisca ao Profissão Repórter. Ela levou a equipe até sua casa, onde encontraram Gabriel. "Sou repositor. Eles me pagam R$ 750. Dá para ajudar", disse Gabriel.
A reportagem mostra os lixões que descumprem diversas regras sobre a disposição de resíduos sólidos. Lixos e água suja no chão foram vistos pelo local.
Em nota, a Prefeitura de Pinheiro disse à reportagem que está procurando uma parceria público-privada para mudar o lixão de local e garantir a gestão dos resíduos sólidos dentro das normas técnicas e ambientais.
Saiba Mais
- Catadores do lixão de Imperatriz são alertados sobre riscos do trabalho infantil
- Plano Nacional de Resíduos Sólidos determina encerramento de todos os lixões até 2024
- Menino que achou árvore de Natal em lixão de Pinheiro realiza o sonho de comprar uma casa
- "Eu gosto de estudar pra ter um futuro", diz menino fotografado com árvore de Natal em lixão
- Cerca de 300 famílias sobrevivem de lixão onde menino foi fotografado com árvore de Natal, em Pinheiro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.