Realização

Menino que achou árvore de Natal em lixão de Pinheiro realiza o sonho de comprar uma casa

"Alegria não cabe no peito", disse o jovem Gabriel Silva.

Imirante.com, com informações do Globo

Atualizada em 26/03/2022 às 18h08
Gabriel Silva encontrou árvore de Natal em lixão realiza sonho de comprar uma casa. (Foto: Arquivo pessoal)
Gabriel Silva encontrou árvore de Natal em lixão realiza sonho de comprar uma casa. (Foto: Arquivo pessoal)

PINHEIRO - Ele foi clicado pelo fotógrafo João Paulo Guimarães, em 2021, no momento em que encontrou uma árvore de natal no lixão, enquanto catava resíduos no lixão com a mãe, na cidade de Pinheiro, interior do Maranhão. A imagem do jovem Gabriel Silva circulou pela internet sensibilizando milhares brasileiros.

Hoje, com 13 anos, Gabriel exibe a nova casa conquistada pela família após sua história repercutir pelo mundo. O sonho da casa própria se materializou há três semanas, momento em que o menino deixou a antiga residência de barro para morar em uma feita de tijolos.

Leia também:

Foto de menino que achou árvore de Natal em lixão de Pinheiro repercute e causa comoção

Cerca de 300 famílias sobrevivem de lixão onde menino foi fotografado com árvore de Natal, em Pinheiro

(A casa possui seis cômodos, dentre eles, três quartos, sala, banheiro e uma cozinha estilo americana. (Foto: Arquivo pessoal/Maria Francisca Silva)
(A casa possui seis cômodos, dentre eles, três quartos, sala, banheiro e uma cozinha estilo americana. (Foto: Arquivo pessoal/Maria Francisca Silva)

Gabriel Silva agradeceu as mais de 2 mil pessoas que ajudaram a família a arrecadar cerca de R$ 80 mil através do site Só Vaquinha Boa. Ele contou que sua nova casa tem três quartos, uma sala e uma cozinha americana, um banheiro com azulejo em xadrez e um quintal para brincar.

A mãe de Gabriel, Maria Francisca Brecho Silva, disse que jamais imaginou que a foto tirada por João Paulo Guimarães ajudaria a família a realizar o sonho de morar em uma casa digna e mais distante do lixão. Ainda segundo Maria Francisca, o fato de poder chamar de “seu” já é uma grande vitória. A catadora de recicláveis ainda falou que usará o resto do dinheiro da vaquinha para realizar o acabamento da nova casa.

"Está tudo ótimo, graças a Deus, é uma alegria que não cabe no peito. Tudo o que eu queria era a minha casa para não sofrer mais humilhação dos outros, o resto eu batalho para conseguir. Estamos felizes porque o dinheiro deu para comprar um espaço mais longe do lixão. Lá era muito ruim de acessar a cidade, era tudo de barro, e aqui é muito melhor para mim e para os meus filhos" relata Maria Francisca.

Maria Francisca Silva e Gabriel Silva. (Foto: Arquivo pessoal/Maria Francisca Silva)
Maria Francisca Silva e Gabriel Silva. (Foto: Arquivo pessoal/Maria Francisca Silva)

Foto com a árvore

A imagem circulou pela internet sensibilizando brasileiros. Gabriel Silva , com 12 anos a época, é morador da cidade de Pinheiro, interior do Estado. Ele foi fotografado por João Paulo Guimarães no momento em que encontrou uma árvore de natal no lixão, enquanto catava resíduos com a mãe.

O registro do fotógrafo repercutiu muito após ele compartilhar em redes sociais. A legenda da publicação diz seguinte: "Esse é o Gabriel. Catador de lixo de 12 anos daqui de Pinheiro, uma cidade no Maranhão. O Gabriel tava catando lixo desde 07h e aí no meio da sujeira encontrou essa árvore de Natal e ficou muito, mas muito feliz. Ele mostrou pra mãe dele, Dona Maria, e fez os planos de ajeitar pra Dezembro e colocar na sala de casa. Gabriel guardou dentro de uma caixa a árvore, voltou pra procurar comida e depois veio buscar a árvore pra levar pra casa. Ele ficou muito feliz. Eu também fiquei muito feliz por ele. Parei de fotografar na hora. Não dava pra enxergar nada com tanta lágrima. Agora vou ver quanto é uma árvore de Natal por aqui por Pinheiro. Ou eu compro comida pro Gabriel? Difícil decidir entre a infância e a sobrevivência.", escreveu João Paulo Guimarães.

Gabriel encontra árvore de Natal em lixão. Foto: João Paulo Guimarães/Reprodução/Rede social.
Gabriel encontra árvore de Natal em lixão. Foto: João Paulo Guimarães/Reprodução/Rede social.

“Passei o dia com eles fotografando no lixão. E eu vi quando o Gabriel abriu o saco e puxou. Eu lembro disso como se fosse assim em câmera lenta, acontecendo na minha frente. E eu só virei e comecei a fotografar”, contou no programa.

“Ele virou pra mãe e falou assim: 'mãe, olha só a gente pega, ajeita essa árvore, ela tá torta, mas a gente ajeita ela, e a gente pega esse pisca-pisca, essas luzes e dá pra colocar na sala no dia do natal'. Quando ele falou isso acabou pra mim ali, aí eu não consegui mais fotografar”, completou João Paulo.

Ainda segundo o fotógrafo, após conversar com Gabriel, ele descobriu que o sonho do garoto é ganhar um celular para assistir, principalmente, às aulas. Após aquele dia, João também conseguiu organizar uma vaquinha on-line que garantiu uma árvore de Natal novinha para o maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.