Conscientização

Catadores do lixão de Imperatriz são alertados sobre riscos do trabalho infantil

Objetivo, além da conscientização, é fortalecer ações de assistência social na localidade.

Imirante.com / assessoria

Atualizada em 21/04/2022 às 10h05
foco do encontro foi conscientizar os catadores sobre os riscos do trabalho infantil.
foco do encontro foi conscientizar os catadores sobre os riscos do trabalho infantil. (Divulgação / assessoria)

IMPERATRIZ - Nessa quarta-feira (20), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou um momento de interação e conscientização com os catadores de materiais recicláveis, que trabalham no lixão de Imperatriz. A ação contou com a participação do superintendente de Limpeza Pública (SLP), Valdir Torres, de representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), e representantes da Comissão da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O foco do encontro foi conscientizar os catadores sobre os riscos do trabalho infantil.

Iniciando com uma roda de conversa, a equipe da Sedes ressaltou que o momento foi pensando para que o órgão tenha uma maior aproximação com os catadores de materiais recicláveis do lixão municipal. “Estamos com uma equipe nova, e pretendemos estar mais presentes no dia a dia de vocês, eu já tenho acompanhado vocês desde 2017, sei que é árdua”, comentou Clerismar Pereira Carvalho Soares, assistente social da Sedes.

Thinara Vitor da Silva, representante da Comissão da Criança do Adolescente da OAB, conversou com os catadores, explicando a questão legal envolvendo a proibição do trabalho infantil, e também destacou o lado afetivo da problemática. “Como mãe, que trabalha e cuida dos filhos, que preza pela proteção deles, peço que façam o que puderem para manter suas crianças e adolescentes longe desse contexto. Pois, até vocês mesmos, enquanto adultos, certamente devem sofrer com as consequências de trabalhar em um ambiente como esse”, ressaltou Thinara.

Além do momento de conscientização em relação à problemática do trabalho infantil, a equipe da Sedes também realizou a entrega de 108 litros de leite, doados à entidade pelo projeto "Mãos Estendidas” para as famílias que trabalham no lixão. Juntamente com o leite, os catadores de materiais recicláveis receberam ainda um kit de lanche, contendo frutas, refrigerantes e águas, também advindos de parcerias e doações realizadas para a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Pensando no bem-estar também dos catadores que trabalham no lixão, o superintendente de Limpeza Pública, Valdir Torres, ouviu as demandas dos trabalhadores do local, e destacou que a SLP está atuando para realizar o zoneamento e outras melhorias no lixão, necessárias para dar mais segurança aos catadores “Além do zoneamento, que auxiliará na organização do lixão, também iremos instalar câmera para punir quem realizar descarte inadequado de resíduos nas margens da via. Nós iremos melhorar, é um compromisso que eu faço com os senhores”, conclui Valdir Torres.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.