Novo plano

Milei convoca Congresso argentino para acelerar reformas

Decreto com a convocação foi publicado na sexta-feira.

Ipolítica, com informações da Reuters

Atualizada em 24/12/2023 às 09h23
Milei é economista de orientação libertária
Milei é economista de orientação libertária (Arquivo/Telám)

BUENOS AIRES - O presidente da Argentina, Javier Milei, emitiu um decreto convocando sessões extraordinárias do Congresso com o objetivo de impulsionar reformas urgentes. Entre as medidas propostas estão a reintrodução do imposto sobre salários, que foi abolido pelo governo anterior, e a modernização do processo eleitoral.

Milei, que assumiu o cargo no início de dezembro, encaminhou o decreto ao Legislativo na última sexta-feira (22), visando à discussão dos projetos de lei durante o período de 26 de dezembro a 31 de janeiro. Vale ressaltar que o Congresso encontra-se em recesso, com as próximas sessões programadas para março.

Leia mais: Milei anuncia decreto com 300 medidas para reaquecer a economia

Na semana inicial de seu mandato, o presidente Milei apresentou uma extensa lista com mais de 300 propostas para desregulamentar a economia argentina. Entre essas propostas, destacam-se a eliminação de controles de preços e a redução da burocracia, visando impulsionar a atividade industrial.

Economista de orientação libertária, Milei ingressou na política aproximadamente há quatro anos, declarando sua intenção de reduzir significativamente o tamanho do governo e eliminar o déficit fiscal.

A Argentina enfrenta uma crise econômica persistente, caracterizada por uma inflação de três dígitos, reservas negativas, rápida desvalorização da moeda local e uma taxa de pobreza que ultrapassa os 40% da população.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.