Não vai, não

Milei diz em carta a Lula que não vai aderir ao Brics

Milei afirmou não considerar oportuna a adesão ao bloco dos países emergentes do qual fazem parte Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Ipolítica, com informações do g1

Milei assumiu a Presidência da Argentina no fim deste ano
Milei assumiu a Presidência da Argentina no fim deste ano (Instagran Javier Milei)

BRASÍLIA - O presidente da Argentina, Javier Milei, enviou uma carta ao Brasil manifestando evidente intenção de recusar a entrada de seu país no Brics. 

A Globonews teve acesso ao documento e o publicou. Na carta, Milei alega não considerar "oportuna" a adesão ao bloco dos países emergentes do qual já fazem parte Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Além da Argentina, outros cinco países foram formalmente convidados para se unir ao Brics.

A ex-presidente da República, Dilma Rousseff (PT) assumiu neste ano a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como "banco dos Brics". A indicação foi feita pelo presidente Lula (PT).

Caso aceitasse o convite, a adesão formal da Argentina ocorreria a partir de 1º de janeiro de 2024.

"Algumas decisões tomadas pela gestão anterior (do ex-presidente Alberto Fernández) serão revisadas. Entre elas, encontra-se a criação de uma unidade especializada para a participação ativa do país (Argentina) no Brics (...)", escreveu Milei.

Leia também: Rússia lança novo ataque contra Ucrânia e deixa 12 mortos

Rejeição

A carta foi recebida pelo governo brasileiro no dia 22 de dezembro. Outras nações que integram o Brics também receberam cópias do documento argentino. 

Em novembro deste ano a ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, já havia indicado que seu país não iria aderir ao bloco.

Em agosto, quando ainda era candidato à presidência da Argentina, Milei disse ser contra a entrada da Argentina no Brics porque "nosso alinhamento geopolítico é com os Estados Unidos e com Israel. Nós não vamos nos alinhar com comunistas".

Lula não comentou a carta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.