Trump afirma que Rússia ajudará na reconstrução da Ucrânia; Zelensky reage com risadas
Presidente dos EUA diz que Moscou quer sucesso do país vizinho e promete energia barata após fim do conflito; 95% das garantias de segurança já estariam resolvidas.
FLÓRIDA, EUA – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez declarações surpreendentes neste domingo (28) sobre o futuro da relação entre Rússia e Ucrânia. Após uma reunião bilateral com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, Trump afirmou que Moscou participará ativamente da reconstrução da Ucrânia assim que um acordo de paz for selado.
"A Rússia vai ajudar a reconstruir a Ucrânia. A Rússia quer que a Ucrânia seja bem-sucedida", declarou Trump. O presidente americano reconheceu que a afirmação poderia soar "um pouco estranha" diante do atual cenário de guerra, que já dura quase quatro anos. Ao ouvir a declaração, Zelensky reagiu com uma risada.
Oferta de energia e garantias de segurança
De acordo com Trump, em conversas recentes com o presidente russo, Vladimir Putin, ficou sinalizada a disposição de Moscou em fornecer energia a preços reduzidos para a Ucrânia após o término das hostilidades.
O presidente americano demonstrou otimismo quanto ao encerramento do conflito, afirmando que cerca de 95% das questões sobre garantias de segurança para a Ucrânia já foram solucionadas. No entanto, ele admitiu que ainda existem entraves críticos, especialmente o impasse sobre o controle da região de Donbas, no leste ucraniano.
Próximos passos das negociações
Para avançar nas tratativas, será formado um grupo de trabalho composto por autoridades americanas e ucranianas. Trump acredita que o desfecho da guerra está próximo e espera concluir o acordo nas próximas semanas, embora tenha ressaltado que não há um prazo rígido e que as negociações ainda correm o risco de fracassar.
"Acredito que vamos conseguir fechar esse acordo", reforçou Trump, destacando que os Estados Unidos buscarão estratégias para superar a resistência de Putin em relação a um cessar-fogo imediato.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.