Rússia

Putin diz haver "guerra real" do Ocidente contra a Rússia

Posicionamento de Putin ocorreu durante a celebração do 'Dia da Vitória', que lembra vitória de tropas soviéticas contra a Alemanha na 2ª Guerra Mundial.

Ipolítica, com informações do g1

Tropas Rússias em desfile em alusão ao Dia da Vitória
Tropas Rússias em desfile em alusão ao Dia da Vitória (Tatiana Meel)

RÚSSIA - O presidente da Rússia, Vladmir Putin usou a celebração do ‘Dia da Vitória’ - feriado mais importante do país -, para afirmar em discurso que há uma guerra de países do Ocidente contra a Rússia.

O chamado ‘Dia da Vitória’ faz referência a vitória de tropas soviéticas sobre a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar de direcionar críticas ao Ocidente, Putin fez um discurso menos agressivo se comparado ao de 2022, quando foi iniciada a guerra contra a Ucrânia. 

Em seu discurso, Putin afirmou que “o mundo está novamente em um ponto de virada” - numa referência ao momento em que a União Soviética conteve as tropas nazistas, no fim da 2ª Guerra Mundial; as "elites globalistas ocidentais" semeam a russofobia; e que "o povo ucraniano se tornou refém de um golpe de Estado" e das ambições do Ocidente.

"Hoje, a civilização está novamente em um ponto de virada decisivo. Uma verdadeira guerra foi desencadeada contra nossa pátria. Nós repelimos o terrorismo internacional", pontuou.

Leia também: Rússia acusa EUA de estar por trás de tentativa de atentado contra Putin

Houve o tradicional desfile militar na Praça Vermelha, com o uso de apenas um tanque de guerra, com blindados e porta-mísseis.

Não houve, contudo, as tradicionais procissões do “Regimento Imortal”, nas quais multidões de cidadãos saíam às ruas segurando retratos de parentes que morreram ou serviram na Segunda Guerra Mundial. O número de militares também foi reduzido. Foram utilizados para o desfile cerca de 8 mil soldados. Em 2020, por exemplo, eram 14 mil soldados na celebração da data. 

No ano passado, no mesmo discurso, o líder russo comparou o desempenho de seus soldados na Ucrânia ao desempenho das tropas soviéticas.

Histórico recente

Nos meses seguintes de 2022, no entanto, Moscou começou a enfrentar problemas de falta de efetivo. Em setembro, em pronunciamento na TV, Putin anunciou a convocação de 300 mil reservistas e pessoas que nunca nem sequer haviam servido ao Exército.

Sem mencionar a falta de efetivo e as dificuldades enfrentadas pelos soldados no front, Putin disse estar "rezando" pelas forças russas na Ucrânia. "Todo o país se uniu para apoiar nossos heróis. Todos estão prontos para ajudar, rezando por vocês", disse ele.

Nenhum líder ocidental compareceu ao desfile de terça-feira, que foi muito reduzido em escala, com pouco equipamento militar e sem uso de aviação. 

Dia da Vitória

Juntamente com a derrota do imperador francês Napoleão Bonaparte em 1812, o esmagamento da Alemanha nazista é o triunfo militar mais reverenciado da Rússia.

No dia 8 de maio de 1945, as forças Aliadas triunfaram sobre o regime nazista, o que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial.

Com isso, a partir de 1967, nos países que estavam sob a influência da antiga União Soviética, o Dia da Vitória começou a ser celebrado em 9 de maio, data em que as tropas soviéticas conseguiram a rendição das forças nazistas, e passou a ser considerado um feriado nacional.

A maioria dos países europeus ocidentais comemora o Dia da Vitória em 8 de maio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.