Guerra

Rússia acusa EUA de estar por trás de tentativa de atentado contra Putin

Putin foi alvo de tentativa de ataque por drones da Ucrânia, informou o Kremlin na quarta-feira; Rússia acredita em participação dos EUA.

Ipolítica, com informações do g1

Putin teria sido alvo de uma tentativa de assassinato por meio de drones
Putin teria sido alvo de uma tentativa de assassinato por meio de drones (Kremlin)

Rússia - A Rússia afirmou que os Estados Unidos estão por trás do suposto atentado contra o presidente Vladimir Putin, que teria sido interceptado pelas forças russas. 

O comunicado ocorreu um dia depois de o Kremlin informar que a Ucrânia tentou matar Putin com o uso de drones.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Washington "está definitivamente por trás desse ataque". "Estamos bem cientes disso", declarou.

Um vídeo capturou imagens de um drone se aproximando do complexo do Kremlin e uma explosão na sequência - o equipamento aéreo foi neutralizado nesse momento, segundo Moscou.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, negou qualquer envolvimento na ação, mas Moscou voltou a acusar Kiev e prometeu uma resposta dura, inclusive contra os Estados Unidos e a Europa.

A Casa Branca não havia respondido à acusação até a última atualização desta notícia.

Respondeu
Na manhã desta quinta [horário de Brasília] Moscou, que havia prometido uma resposta dura, lançou uma nova ofensiva aérea com 24 drones militares ao território ucraniano, incluindo Kiev, segundo a Força Aérea da Ucrânia.

Desse total, 18 foram interceptados, segundo a Força Aérea da Ucrânia. Não há registro de vítimas ou danos.

"Os invasores lançaram até 24 drones de ataque Shahed-136/131 (...) A Força Aérea da Ucrânia, em cooperação com outras unidades de defesa aérea, derrubou 18 drones de ataque", disse a Força Aérea ucraniana em um comunicado.

Zelensky
Também na manhã de hoje, Volodymyr Zelensky visitou a Corte Penal Internacional, em Haia, na Holanda. Na visita, ele discursou e pediu que fosse criada um Tribunal especial para julgar apenas crimes de guerra.

"O agressor precisa sentir a força da Justiça. Esta é uma responsabilidade histórica nossa", declarou.

A guerra entre Ucrânia e Rússia já dura mais de um ano.

A suposta tentativa de ataque ao Kremlin coincide com uma nova ofensiva russa na Ucrânia. Mais de 25 ataques aéreos foram registrados em cidades ucranianas do sul e do centro. Pela tarde, sirenes por risco de bombardeios foram acionadas em Kiev e em cidades no centro do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.