Maranhão

Chuvas no MA: 32 municípios estão em situação de emergência

Centenas de pessoas foram afetadas pelos alagamentos e tiveram que deixar suas casas.

Imirante.com, com informações TV Mirante

- Atualizada em 19/04/2022 às 14h57
Chuvas alagam rios e lagos e deixam centenas de famílias desabrigadas no Maranhão.
Chuvas alagam rios e lagos e deixam centenas de famílias desabrigadas no Maranhão. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS - As fortes chuvas que caem em todo o Maranhão já fizeram 32 municípios decretarem situação de emergência. Em várias cidades, centenas de famílias tiveram que deixar suas casas e viver em abrigos.

Em Trizidela do Vale, o nível do rio Mearim subiu 7.5 metros. Até esta quarta (6), 426 famílias estão em abrigos públicos. Segundo a Defesa Civil, o município está precisando de ajuda humanitária.

"Tenho muito medo porque tenho muito medo da água derrubar minha casa e condição de construir ela eu não tenho", afirmou Vanusa Silva, que é dona de casa.

No norte do Maranhão, o rio Pericumã transbordou e o imenso lago isolou fazendas e criação de búfalos. Seis vilarejos ficaram isolados em Nina Rodrigues depois que o rio subiu 10 metros.

Já a Prefeitura de Presidente Juscelino suspendeu as aulas. Por enquanto, as escolas servem de abrigo para quem não pode ficar em casa.

"A gente tem essa sensação de que tudo bagunçou, e a gente, pra voltar à rotina, é difícil", diz a professora Josélia Marcelo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.