Tráfego arriscado

MA-119, entre Santa Luzia e Alto Alegre do Pindaré, tem pontos de alagamento após chuvas

Defesa Civil orienta que áreas de inundação sejam evitadas.

Imirante.com

Atualizada em 01/03/2024 às 09h13

MARANHÃO - Trafegar pela MA-119, entre os municípios de Santa Luzia e Alto Alegre do Pindaré, tem sido complicado e arriscado em razão de vários problemas. Um deles surge após as chuvas intensas: os alagamentos.

O vídeo registrado por moradores mostra um trecho encoberto, onde o condutor nem sequer consegue visualizar a pista. A situação deixa a população que passa pelo local com medo de se deparar com buracos.

A rodovia estadual tem ladeiras e muitas curvas e, somados os problemas de infraestrutura, ela se torna mais perigosa. Alguns trechos também estão sem asfalto, o que piora ainda mais a estrada.

Quem trafega de moto ou bicicleta precisa observar o nível para saber se é segura a passagem. Mas, muitos acabam desistindo da travessia.

Veja a nota da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) sobre a questão:

“A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) informa que está com uma equipe na MA-119 executando serviços de recuperação asfáltica e tapa-buracos (fotos em anexo). Nos trechos onde há acúmulo de água e saturação do solo, será necessário aguardar o fim do período chuvoso para a execução da obra completa de restauração”.

Trecho alagado na MA-119. (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Trecho alagado na MA-119. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Defesa Civil orienta como se proteger durante chuvas

▪️ Áreas de encostas e morros: ao observar deslizamentos de terra, avise imediatamente a Defesa Civil;

▪️ Se a casa estiver em risco de alagamento ou desabamento, chamar imediatamente a Defesa Civil;

▪️ Não estacione próximo a torres de transmissão;

▪️ Evite áreas de inundação;

▪️ Não se abrigue debaixo de árvores. Pode haver quedas e descarga elétrica;

▪️ Procure um local seguro.

Veja também os cuidados dentro de casa durante o período chuvoso:

É preciso tomar algumas precauções para se proteger não somente de raios, mas também de danos nas instalações elétricas. Nesses casos, segundo a Equatorial Maranhão, é recomendado:

• Desconectar da tomada equipamentos eletroeletrônicos sensíveis quando perceber que a chuva se transformou em uma tempestade com raios;
• Evitar o manuseio de equipamentos elétricos que estejam conectados a tomada com o corpo molhado e pés descalços;
• Caso a chuva inunde sua residência ou estabelecimento comercial, com projeção de alcançar a altura das tomadas, desligue o disjuntor imediatamente;
• Não utilizar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou que estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico, faz-se necessário realizar a manutenção antes do uso;
• Só instalar, desligar ou remover antenas se o tempo estiver bom. Se sua antena cair sobre ou próximo à rede elétrica, não tentar segurá-la ou recuperá-la.

Em casos de acidentes, para socorrer uma vítima que recebeu uma descarga elétrica é preciso ter cuidado, para que outro acidente não ocorra. Mantenha a calma, acione o Corpo de Bombeiros (193) ou o SAMU (192) e jamais toque na vítima. Já em caso de equipamentos energizados, recomenda-se o desligamento imediato do disjuntor. Quando a fonte de alimentação do choque elétrico se tratar de fios da rede de distribuição de energia, deve-se entrar em contato com a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão pelo número 116. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.