Aniversário de Imperatriz

Imperatriz comemora hoje 162 anos de fundação

A "Princesinha de Tocantins", como é carinhosamente chamada, é a segunda cidade mais importante do MA.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
 A cidade nasceu as margens do majestoso Rio Tocantins. (Foto: Rosana Barros)
A cidade nasceu as margens do majestoso Rio Tocantins. (Foto: Rosana Barros)

IMPERATRIZ – A segunda cidade mais importante do Maranhão completa hoje 162 anos de fundação. A “Princesinha de Tocantins”, como é carinhosamente chamada Imperatriz, é uma cidade com muitas histórias e que reúne gente de todos os lugares.

Com um comércio pujante e entrando, agora, no ciclo industrial com a instalação de grandes empreendimentos, a cidade é polo regional e abastece não só as cidades maranhenses, mas também municípios dos vizinhos Estados do Tocantins e Pará. Pessoas que vem para cidade “Portal da Amazônia” em busca de empregos, serviços de saúde, educação e para fazer compras.

Fundada por Frei Manoel Procópio do Coração de Maria em 16 de julho de 1852, a então povoação de Santa Teresa cresceu, vivenciou vários ciclos econômicos e, hoje, possui, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 251.468 habitantes.

Fonte de inspiração para muitos artistas, a cidade já foi cantada em diversas músicas e homenageada em diversos livros, poesias, obras de arte e fotografias.

Para conhecer um pouco mais da história e das peculiaridades de Imperatriz, leia a série de reportagens especiais feitas pelo Imirante Imperatriz em homenagem aos 162 anos da cidade.

Imperatriz reune gente de todos os lugares

Praças: um marco nos 162 anos de história de ITZ

Imperatriz: 162 anos acolhendo e inspirando vários artistas

Culinária: um sabor da cultura estrangeira em Imperatriz

E como parte das comemorações do aniversário de 162 anos de Imperatriz, será realizada nesta manhã a tradicional Corrida e Caminhada 16 de julho e o corte do bolo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.