Cândido Mendes

Vereadores cassam prefeito do "dinheiro pela janela"

A votação final teve placar de 8x1. Com a cassação, assumirá o comando do Município a vice-prefeita, Alexsandra Viana, conhecida com Alê do Povo (PSDB).

Ipolítica

Atualizada em 25/08/2023 às 13h01
José Bonifácio Rocha de Jesus.
José Bonifácio Rocha de Jesus. (Divulgação)

CÂNDIDO MENDES- Os vereadores do Município de Cândido Mendes cassaram na tarde desta quinta-feira (24) o prefeito José Bonifácio Rocha de Jesus conhecido como Facinho (PL). O placar foi 8x1 pela cassação. 

A cassação aconteceu depois de Facinho ser denunciado por quebra de decoro. Na epóca ele proferiu discurso afirmando que um vereador da oposição tinha mais de 90 empregos na Prefeitura e uma gratificação de quase R$ 20 mil.

Com a cassação, assumirá o comando do Município a vice-prefeita, Alexsandra Viana, conhecida com Alê do Povo (PSDB).

O prefeito José Bonifácio Rocha também foi acusado recentemente de tentativa de suborno pelo vereador Cleverson Pedro Sousa de Jesus, o Sababa Filho (PCdoB). Sababa jogou de uma janela da Câmara Municipal de Vereadores o montante recebido e foi logo em seguida até a Delegacia de Godofredo Viana registrar um boletim de ocorrência contra o prefeito e o empresário, afirmando que havia recebido R$ 250 das mãos de Adson Manoel para poder renunciar ao cargo de vereador, a mando de Facinho.

Leia também:

MPMA avalia pedir intervenção no Município de Cândido Mendes

Por tentar ser herói, vereador pode ter cometido crime em Cândido Mendes

Vereador confirma que PM tenta recuperar dinheiro da população em Cândido Mendes

Caos institucional em Cândido Mendes 

No dia 17 de agosto, o Ministério Público do Maranhão disse que estava avaliando um pedido de intervenção no Município de Cândido Mendes. A justificativa para o pedido, seria o caos institucional que se instalou na cidade desde o início do ano, com uma série de cassações de mandatos de vereadores na Câmara local - onde já houve, também, a eleição de dois presidentes ao mesmo tempo.

Em junho, o então presidente da Casa, vereador Josenilton do Nascimento, levou a plenário a votação de processos de cassação dos mandatos de adversários para dar posse a suplentes supostamente da sua base política. As cassações acabaram confirmadas por maioria.

Foram cassados Tayron Gabriel Sousa de Jesus, Wadson Jorge Teixeira Almeida, Whebert Barbosa Ascensão, e Nivea Marsônia Pinto Soares, sob alegação de quebra de decoro parlamentar.

Deveriam assumir em seus lugares Haymir Pereira Nishimura, Dadson Silva e Silva, Carlos Rogerio Ferreira Viana e Joana Costa Cunha, mas uma decisão judicial reverteu tanto as cassações, quanto a posse dos suplentes. Sem a maioria com a volta dos vereadores, Facinho acabou sendo cassado. 

 

 


 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.