Acidente

PM cai com veículo em voçoroca de mais de 80 metros em Buriticupu

O homem, identificado como José Ribamar Silveira, quebrou um braço e teve uma fratura exposta na queda da voçoroca.

Imirante.com

Atualizada em 02/05/2023 às 16h30

BURITICUPU - Um policial militar aposentado, identificado como José Ribamar Silveira, caiu em uma voçoroca, na madrugada nesta terça-feira (2), em Buriticupu, cidade a 413 km de São Luís. O homem caiu na cratera com o carro particular dele.

De acordo com testemunhas, o policial militar aposentado caiu de uma altura de aproximadamente 80 metros. O acidente aconteceu durante a madrugada, mas o homem só foi resgatado da voçoroca por volta das 7h, desta terça.

"Ele é conhecido como 'Tenente Silveira' e caiu com o carro particular dele. Está no hospital e o caso requer cuidado, pois teve algumas fraturas", afirmou o coronel Diniz, que comanda o Batalhão de Polícia Militar em Buriticupu.

Após ser resgatado, José Ribamar foi encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ele quebrou um braço  e uma fratura exposta no pé esquerdo.

Leia também

População de Buriticupu vive em alerta e teme extinção por conta de crateras gigantes

Voçorocas preocupa moradores de Bom Jesus das Selvas, no Maranhão

Voçorocas: 220 famílias vão ter que deixar casas em Buriticupu

Problema antigo

Em Buriticupu, o problema das voçorocas é antigo, mas a situação só veio à tona este ano, por conta da chegada do período chuvoso que fez aumentar as enormes crateras no município.

A prefeitura possui apenas uma Coordenadoria de Defesa Civil, com poucos servidores, para acompanhar o caso ou fazer um planejamento de como retirar as famílias.

A cidade tem mais de 70 mil habitantes e o prefeitura diz que depende de órgãos estaduais e federais para mapear as áreas de risco e planejar ações para os períodos de chuva, quando os deslizamentos se agravam.

O que são as voçorocas

As voçorocas são pequenos fenômenos geológicos que surgem como fendas no solo, geralmente provocadas pela água da chuva. Se nada é feito para conter, uma cratera pode chegar ao grau de voçoroca, quando atinge um lençol freático, como aconteceu em Buriticupu.

No município, as voçorocas têm dimensões que chegam a mais de 298 metros de comprimento. Ao todo, são 26 voçorocas que se formaram ao longo de anos de desmatamento.

Entretanto, de acordo com especialistas, a ocupação desordenada, o relevo e o solo arenoso também são fatores que contribuíram para o surgimento e o avanço das voçorocas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.