BURITICUPU - Um policial militar aposentado, identificado como José Ribamar Silveira, caiu em uma voçoroca, na madrugada nesta terça-feira (2), em Buriticupu, cidade a 413 km de São Luís. O homem caiu na cratera com o carro particular dele.
De acordo com testemunhas, o policial militar aposentado caiu de uma altura de aproximadamente 80 metros. O acidente aconteceu durante a madrugada, mas o homem só foi resgatado da voçoroca por volta das 7h, desta terça.
"Ele é conhecido como 'Tenente Silveira' e caiu com o carro particular dele. Está no hospital e o caso requer cuidado, pois teve algumas fraturas", afirmou o coronel Diniz, que comanda o Batalhão de Polícia Militar em Buriticupu.
Após ser resgatado, José Ribamar foi encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ele quebrou um braço e uma fratura exposta no pé esquerdo.
Leia também
População de Buriticupu vive em alerta e teme extinção por conta de crateras gigantes
Voçorocas preocupa moradores de Bom Jesus das Selvas, no Maranhão
Voçorocas: 220 famílias vão ter que deixar casas em Buriticupu
Problema antigo
Em Buriticupu, o problema das voçorocas é antigo, mas a situação só veio à tona este ano, por conta da chegada do período chuvoso que fez aumentar as enormes crateras no município.
A prefeitura possui apenas uma Coordenadoria de Defesa Civil, com poucos servidores, para acompanhar o caso ou fazer um planejamento de como retirar as famílias.
A cidade tem mais de 70 mil habitantes e o prefeitura diz que depende de órgãos estaduais e federais para mapear as áreas de risco e planejar ações para os períodos de chuva, quando os deslizamentos se agravam.
O que são as voçorocas
As voçorocas são pequenos fenômenos geológicos que surgem como fendas no solo, geralmente provocadas pela água da chuva. Se nada é feito para conter, uma cratera pode chegar ao grau de voçoroca, quando atinge um lençol freático, como aconteceu em Buriticupu.
No município, as voçorocas têm dimensões que chegam a mais de 298 metros de comprimento. Ao todo, são 26 voçorocas que se formaram ao longo de anos de desmatamento.
Entretanto, de acordo com especialistas, a ocupação desordenada, o relevo e o solo arenoso também são fatores que contribuíram para o surgimento e o avanço das voçorocas.
Saiba Mais
- Avanço das voçorocas deixa 180 famílias em área de risco no Maranhão
- VÍDEO: voçorocas voltam a engolir casas em Buriticupu
- VÍDEO: chuva provoca enxurrada em voçoroca, em Buriticupu
- Expansão de voçorocas tem feito moradores deixarem casas no Maranhão
- Mais uma casa é 'engolida' por voçoroca em Buriticupu; crateras avançam pela cidade
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.