Em Alerta

Voçorocas preocupa moradores de Bom Jesus das Selvas, no Maranhão

A BR-222 atravessa o município e bem perto de lá as erosões também acompanham o crescimento urbano da cidade e ameaçam cerca de 200 famílias.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 20/04/2023 às 17h23
Voçoroca em Bom Jesus das Selvas..
Voçoroca em Bom Jesus das Selvas.. (Foto: Reprodução / TV Mirante)

BOM JESUS DAS SELVAS - A cidade de Bom Jesus das Selvas, a 469 km de São Luís, está em estado de alerta devido a formação de voçorocas que ameaçam engolir alguns bairros do município. O período chuvoso agrava a situação e faz aumentar o medo dos moradores.

Os enormes abismos já fizeram desaparecer parte do bairro Nestor Lemes, em Bom Jesus das Selvas. A cidade tem 28 anos de emancipação, e quando ainda pertencia ao município de Santa Luzia, a rua 7 de Setembro era uma das principais da cidade e, agora, está praticamente cortada pela voçoroca que já engoliu outras ruas próximas. Muitas casas desabaram com as erosões e outras foram abandonadas pelos moradores.

De acordo com geólogo Jefferson, que estuda nos últimos anos as voçorocas no município, diz que além do solo e dos índices pluviométricos, a forma do relevo da cidade contribui para a formação dos abismos.

Leia também:

Voçorocas: 220 famílias vão ter que deixar casas em Buriticupu

Sobre as crateras

As crateras são pequenos fenômenos geológicos que surgem como fendas no solo, geralmente provocadas pela água da chuva. Se nada é feito para conter, uma cratera pode chegar ao grau de voçoroca, quando atinge um lençol freático, como aconteceu em Buriticupu. De acordo com especialistas, o desmatamento, a ocupação desordenada, o relevo e o solo arenoso são os principais fatores que contribuíram para o surgimento e o avanço das voçorocas.

"A própria atividade humana ela, sem saber, ela vai criando o problema. Como não tem uma política defensiva, ela acaba causando essas erosões. Então é um material meio solto onde qualquer chuva e qualquer enxurrada vai levando micro partículas do solo para um nível mais baixo", explica o geólogo Clodoaldo Nunes.

Cratera engole casas

Nos últimos dez anos, só uma voçoroca engoliu três ruas e mais de 50 casas em Buriticupu. Parte da Vila Santos Dumont desapareceu completamente e as casas que ainda não desabaram, estão próximas aos barrancos e foram abandonadas. A família do serralheiro João Otávio Farias perdeu 14 casas de aluguel.

"Em 2001, meu pai comprou esse terreno, construiu a casa de moradia dele, o local de trabalho dele que era uma marcenaria, ele mexia com madeira e no decorrer do trabalho dele, ele foi comprando um terreno aqui, construindo uma casinha ali e fazer como se fosse aposentadoria dele. Essas casas aqui eram todas alugadas. Chegou um ponto que ninguém alugaria mais por conta do perigo", diz o serralheiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.