BRASÍLIA - A senadora Eliziane Gama (Cidadania) apresentou Projeto de Lei no Senado Federal com a proposta der criação do Dia Nacional da Resistência Democrática e que poderá ser celebrado anualmente no dia 8 de janeiro.
A proposta faz referência à invasão e depredação das sedes dos poderes da República — e à subsequente manifestação da sociedade em prol do respeito às leis -.
Eliziane quer que as próximas gerações sejam lembradas da data em que, segundo ela, “a democracia venceu a barbárie”.
“Esse dia tenebroso de afronta à jovem democracia brasileira não pode ser esquecido. Ao contrário, tem de ser lembrado como um marco para que as nossas lutas pelo Estado democrático de direito, para que as nossas lutas pela democracia possam ser fortes a cada minuto e a cada instante”, disse, durante sessão plenária.
Leia também: Brandão veta orçamento de R$ 4 milhões para Representação do MA no DF
Gama afirma que os ataques em Brasília somente ocorreram por causa de uma ideologia alimentada pela extrema direita.
“Vergonhosamente, centenas de brasileiros invadiram as sedes dos três Poderes republicanos, ferindo frontalmente a Constituição cidadã. E mais: destruíram bens materiais e culturais caros à sociedade, um crime inafiançável. Mas o 8 de janeiro, para além da tragédia golpista pretendida, também se transformou no Dia Nacional da Resistência Democrática”, enfatizou.
A matéria de Gama ainda será analisada por comissões técnicas antes de ir ao Plenário.
Saiba Mais
- Termina hoje a intervenção na Segurança do Distrito Federal
- Ataques de 8 de janeiro: PF cumpre mandados em cinco estados e no DF
- Polícia Federal prende homem filmado ao destruir relógio no Palácio do Planalto
- Justiça prorroga uso da Força Nacional em Brasília até 4 de fevereiro
- Veja os nomes dos 11 maranhenses presos por ataque em Brasília
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.