Projeto de Lei

Eliziane Gama propõe criar o Dia Nacional da Resistência Democrática

Projeto de Lei ainda precisa ser analisado por comissões técnicas e pelo Plenário do Senado da República.

Ipolítica, com informações do Senado

Eliziane Gama quer que próximas gerações sejam lembradas de data
Eliziane Gama quer que próximas gerações sejam lembradas de data (Edilson Rodrigues/Agência Senado)

BRASÍLIA - A senadora Eliziane Gama (Cidadania) apresentou Projeto de Lei no Senado Federal com a proposta der criação do Dia Nacional da Resistência Democrática e que poderá ser celebrado anualmente no dia 8 de janeiro.

A proposta faz referência à invasão e depredação das sedes dos poderes da República — e à subsequente manifestação da sociedade em prol do respeito às leis -.

Eliziane quer que as próximas gerações sejam lembradas da data em que, segundo ela, “a democracia venceu a barbárie”.

“Esse dia tenebroso de afronta à jovem democracia brasileira não pode ser esquecido. Ao contrário, tem de ser lembrado como um marco para que as nossas lutas pelo Estado democrático de direito, para que as nossas lutas pela democracia possam ser fortes a cada minuto e a cada instante”, disse, durante sessão plenária.

Leia também: Brandão veta orçamento de R$ 4 milhões para Representação do MA no DF

Gama afirma que os ataques em Brasília somente ocorreram por causa de uma ideologia alimentada pela extrema direita. 

 “Vergonhosamente, centenas de brasileiros invadiram as sedes dos três Poderes republicanos, ferindo frontalmente a Constituição cidadã. E mais: destruíram bens materiais e culturais caros à sociedade, um crime inafiançável. Mas o 8 de janeiro, para além da tragédia golpista pretendida, também se transformou no Dia Nacional da Resistência Democrática”, enfatizou.

A matéria de Gama ainda será analisada por comissões técnicas antes de ir ao Plenário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.