Invasão e crise

Flávio Dino diz que haverá reforços contra invasão de bolsonaristas em Brasília

Ministro da Justiça afirmou que está acompanhando ação das forças de segurança na sede do Ministério da Justiça.

Ipolítica

Flávio Dino afirmou que está acompanhando caso de perto no Ministério da Justiça
Flávio Dino afirmou que está acompanhando caso de perto no Ministério da Justiça (Foto: Walter Campanato/Agência Brasil)

BRASÍLIA - O  ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), afirmou que haverá reforço contra a invasão de bolsonaristas ao Congresso Nacional neste domingo.

Ele classificou a manifestação de absurda e disse que está na sede do Ministério da Justiça, em Brasília.

“Essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer. O Governo do Distrito Federal afirma que haverá reforços. E as forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça”, escreveu em seu perfil em rede social.

Invasão 

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram o Congresso Nacional na tarde de hoje, após confronto com a Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios. 

Alguns manifestantes estavam com pedaços de paus e pedras.

Eles pedem intervenção das Forças Armadas e a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Reação

Policiais militares tentaram conter os manifestantes com uso de spray de pimenta, mas sem sucesso. Os bolsonaristas invadiram a área de contenção que cercava o Congresso Nacional. 

Os policiais também usaram bombas de efeito moral na tentativa de conter os manifestantes. No local, havia pontos com fumaça. Além disso, vidraças do monumento foram quebradas.

Após a invasão, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco disse em uma rede social que em uma conversa por telefone, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, afirmou que "está concentrando os esforços de todo o aparato policial, no sentido de controlar a situação". 

Pacheco disse ainda que repudia os atos antidemocráticos e que eles devem "sofrer o rigor da lei com urgência".

O ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou na sexta-feira o uso da Força Nacional para conter manifestações. 

Até o fechamento desta reportagem, os manifestantes continuavam no Congresso. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.