Fraude

Invasão no sistema do CNJ tem mandado falso em que Moraes pede a própria prisão

PF suspeita de ataque hacker ou de ação de algum funcionário do Poder Judiciário com acesso ao sistema.

Ipolítica

Alexandre de Moraes foi alvo de um documento fraudulento que determinava a sua própria prisão
Alexandre de Moraes foi alvo de um documento fraudulento que determinava a sua própria prisão (Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom /Agência Brasil)

BRASÍLIA - A Polícia Federal (PF) já deu início a apuração de um possível ataque hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O sistema recebe mandados de prisão expedido por juízes de todo o país. Ocorre que na quarta-feira (4), o Banco Nacional de Mandados de Prisão, chamado de BNMP, recebeu um documento fraudulento, supostamente expedido pelo gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que pedia a sua própria prisão. 

Leia também: Delegados veem retrocesso em regra estabelecida por Dino para nomeações na PF

Resumo

Em síntese, a decisão é tomada por ironias à atuação do ministro no processo eleitoral do país. 

“DETERMINO, por fim, a extração integral de cópias e sua imediata remessa para o Inquérito n. 4.874/DF e de todos os inquéritos de censura e perseguição política, em curso no SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL para o CNJ, a fim de que me punam exemplarmente. Diante de todo o exposto, expeça-se o competente mandado de prisão em desfavor de mim mesmo, Alexandre de Moraes. Publique-se, intime-se e faz o L.”, diz trecho do documento fraudado.

Logo após a publicação, policiais sugeriram a possibilidade de ter se tratado de um ataque hacker ao sistema do CNJ ou, então, de ação de algum funcionário do Poder Judiciário com acesso ao sistema de registro de mandados de prisão. 

Cabe aos tribunais de justiça de todo o país alimentar a página do CNJ.

A PF vai investigar o mandado falso e buscar identificar a sua autoria. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.