Apreensão

Adolescente suspeito do desaparecimento de maranhense no Mato Grosso é localizado em hotel

A vítima desapareceu desde o mês de fevereiro deste ano e estava em um alojamento de uma empresa de engenharia, na cidade de Jauru.

Imirante.com, com informações da PC-MT

Atualizada em 12/06/2022 às 09h53
João Felipe desapareceu na cidade de Jauru, no Mato Grosso.
João Felipe desapareceu na cidade de Jauru, no Mato Grosso. (Foto: Divulgação)

BRASIL - Um adolescente foi apreendido no último dia 10 na cidade de Colniza, no Estado do Mato Grosso, suspeito de ter torturado, matado e ocultado o corpo do maranhense da cidade de Arari, João Felipe dos Santos Bogea, de 23 anos. Segundo a polícia, o maranhense foi raptado no dia 6 de fevereiro deste ano dentro de um alojamento da empresa em que trabalhava, em Jauru, no Mato Grosso.

Leia também em: 

Suspeito de matar a companheira em São Luís é preso no Mato Grosso do Sul

Chacina deixa quatro maranhenses mortos em Mato Grosso

O caso é investigado é Pela Polícia Civil do Mato Grosso.  A polícia recebeu informações que o adolescente estava em Colniza e começou a realizar incursões nessa cidade. Na sexta-feira, o adolescente foi encontrado em um hotel dessa cidade e conduzido para a delegacia, logo após, encaminhado para a uma unidade do Sistema Socioeducativo.

Ainda de acordo com a polícia, o adolescente é um dos sete investigados do desaparecimento do maranhense João Felipe. O Poder Judiciário do Mato Grosso já expediu cinco mandados de prisão e dois de internação. Os envolvidos nesse crime deverão ser indiciados por tortura, homicídio qualificado, ocultação de cadáver, corrupção de menores e organização criminosa.

Restos mortais

Na quinta-feira, 9 de junho, a equipe da Delegacia de Jauru, com apoio de um grupamento de buscas e resgate com cães do 2ª Batalhão do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Obras do município de Jauru, realizou buscas em depósito de entulhos da cidade e localizou restos mortais que indicam ser do maranhense.

O delegado da Polícia Civil do Mato Grosso, Antônio Pizan Jr, disse que os materiais coletados foram encaminhados à perícia forense para o confronto de material genético e confirmação da identidade da vítima. O inquérito policial será finalizado nos próximos dias e encaminhado à Justiça com cópia ao Ministério Público Estadual.

Prisões e apreensões

A polícia prendeu cinco pessoas e apreendeu dois adolescentes, no dia 5 deste mês, suspeitos desse crime. A polícia informou que as prisões e as apreensões foram cumpridos nos municípios de Jauru e Araputanga, no Mato Grosso. Também foram apreendidos arma de fogo, drogas e vários celulares.

Na primeira quinzena do mês de abril deste ano, a polícia deflagrou a primeira fase da Operação Raptus, em Jauru, que cumpriu 12 mandados de busca e apreensão e reuniu informações que possibilitaram a identificação dos responsáveis pela tortura, homicídio e ocultação do cadáver do maranhense João Felipe.

Desaparecimento 

João Felipe desapareceu no dia 6 de fevereiro deste ano quando estava em um alojamento de uma empresa de engenharia, em Jauru. De acordo com os familiares da vítima, o maranhense estava trabalhando nessa cidade há sete meses. Homens, não identificados, invadiram o alojamento e exigiram que os moradores deixassem o local no prazo de 24 horas.

Os suspeitos disseram que não queriam que nenhuma pessoa de outro estado trabalhasse naquela cidade como ainda tomaram a carteira, o celular e os documentos do maranhense. João Felipe chegou a ser espancado e levado desse local pelos acusados.

Cronologia do fato

Dia 6 de fevereiro: o maranhense João Felipe dos Santos Bogea desapareceu do alajamento da empresa onde trabalhava, em Jauru, no Mato Grosso. 

Primeira quinzena de abril: a polícia realiza a Operação Raptus e cumpriu 12 mandados de busca e apreensão para investigar o desaparecimento do maranhense.

Dia 5 de junho: polícia apreende dois adolescentes e realiza a prisão de cinco pessoas suspeitas desse crime.

Dia 9 de junho: polícia encontra restos mortais que indicam ser de João Felipe.

Dia 10 de junho: um adolescente é apreendido suspeito da participação desse ato ilegal.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.