Congresso Nacional

Câmara analisará mudanças em projeto sobre cobrança do ICMS de combustíveis

Análise depende da aprovação da proposta no Senado Federal; pelo projeto, estados e Distrito Federal devem especificar a alíquota para cada produto por unidade de medida adotada, que pode ser litro, quilo ou volume.

Agência Câmara

Atualizada em 26/03/2022 às 18h08
Deputados esperam por votação de mudanças em proposta sobre o ICMS cobrado em combustíveis para depois analisar o texto
Deputados esperam por votação de mudanças em proposta sobre o ICMS cobrado em combustíveis para depois analisar o texto (Caio d'Arcanchy/Câmara dos Deputados )

BRASIL - A Câmara dos Deputados pode analisar, em sessão marcada para as 19h desta quinta-feira, 10, as mudanças sugeridas ao projeto de lei complementar que estabelece um valor fixo para a cobrança do Impostosobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis. A votação da proposta depende de aprovação pelo Senado.

Aprovado em outubro de 2021, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 11/20 obriga estados e Distrito Federal a especificar a alíquota para cada produto por unidade de medida adotada, que pode ser litro, quilo ou volume, e não mais sobre o valor da mercadoria. Na prática, a proposta torna o ICMS invariável em relação a mudanças no preço do combustível ou no câmbio.

Atualmente, o ICMS incidente sobre os combustíveis é devido por substituição tributária para frente, sendo a sua base de cálculo estimada a partir dos preços médios ponderados ao consumidor final, apurados quinzenalmente pelos governos estaduais. As alíquotas de ICMS para gasolina, como exemplo, variam entre 25% e 34%, de acordo com o estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.