ALCÂNTARA - Se por um lado o Brasil ainda depende de países como a Índia para o lançamento de satélites mais robustos, como o Amazônia 1, por outro nosso país está pronto para começar a lançar pequenos orbitais, a partir da Base de Alcântara, no Maranhão. Nove empresas já enviaram propostas para operar em Alcântara. Quatro delas são brasileiras. A operação pode começar já no fim deste ano.
Leia também:
Alcântara preserva histórias, praias e atrações turísticas; conheça
Embarcação que saiu de São Luís para Alcântara fica à deriva na Baía de São Marcos
Bolsonaro volta ao MA para participar de evento em Alcântara
De acordo com o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, a operação só será possível graças à assinatura, em 2019, de um Acordo de Salvaguardas Tecnológicas com os Estados Unidos, que contém cláusulas para proteger a tecnologia norte-americana.
Segundo ele, essas cláusulas são importantes pois cerca de 90% dos satélites do mundo utilizam tecnologia americana. “Assim, o Brasil entra no grupo seleto de países que conseguem por um satélite em órbita”, diz. Para Moura, a operação em Alcântara será um marco: “É o desenvolvimento de um setor econômico muito forte aqui no Brasil”.
Saiba Mais
- Alcântara: 20 anos de um dos maiores acidentes com foguete da história
- Microrrede de Energia Elétrica Inteligente é inaugurada em Alcântara
- Classe política repercute lançamento de foguete em Alcântara
- Lançamento de foguete sul-coreano dá início a novo capítulo no Programa Espacial Brasileiro
- VÍDEO: foguete de empresa sul-coreana é lançado no Centro de Lançamento de Alcântara
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.