ALCÂNTARA - O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), esteve na cidade de Alcântara, na Região Metropolitana de São Luís, na manhã desta quinta-feira (11), para entregar 125 títulos rurais a moradores de comunidades remanescentes que foram realocados por ocasião da implantação do Centro de Lançamento de Alcântara na década de 1980.
O evento desta quinta-feira (11) foi realizado no próprio Centro de Lançamento de Alcântara, que foi cedido para uso comercial segundo termos do Acordo de Salvaguardas entre o Brasil e os Estados Unidos. Participaram da cerimônia alguns ministros do Governo Federal, como Damares Alves – ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos – e Marcos Pontes – Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações. Participaram também os ministros Milton Ribeiro (Educação), Gilson Machado (Turismo), Fernando Azevedo (Defesa) e Fábio Farias (Comunicações).
Já a bancada maranhense na Câmara Federal foi representada pelos deputados federais Aluísio Mendes (PSC), André Fufuca (PP), Pedro Lucas Fernandes (PTB), Marreca Filho (Patriota), Edilázio Jr (PSD), Josivaldo JP (Podemos), Pastor Gildenemir (PL) e Hildo Rocha (MDB). Além do senador Roberto Rocha (PSDB).
Famílias beneficiadas
Um total 125 famílias foram beneficiadas com títulos, já registrados em cartório. Essas famílias foram remanejadas de seus locais de origem para a construção do Centro de Lançamento de Alcântara. Futuramente, o Centro pode ocupar 1% do ambiente de negócios do setor aeroespacial, representando R$ 10 milhões, dinheiro que será investido no Estado e na sociedade em geral. Cada família recebe dois títulos, um de uma gleba rural e outro de uma área urbana, onde vivem.
Durante a cerimônia, o presidente Jair Bolsonaro faz balanços das ações do Governo Federal e afirmou que retornará ao Maranhão, ainda este ano, para entregar outra obra de sua gestão. “É uma satisfação retornar ao meu Estado do Maranhão. Ainda no corrente ano, se Deus quiser, retornarei aqui para inauguramos a ponte do Alto Parnaíba”, informou Bolsonaro.
A cerimonia desta quinta-feira faz parte do programa Titula Brasil e entregará títulos a famílias de cinco das sete agrovilas da região, que não são apenas quilombolas. Outras famílias também serão contempladas com a titulação.
Agência da Caixa Econômica
Um outro anúncio feito por Jair Bolsonaro durante a cerimônia de entre de títulos rurais, foi que entrou em contato com Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, para instalar uma agência da instituição no município maranhense. “Obviamente conversando com o Pedro, da Caixa Econômica Federal, ele deu sinal verde, acreditando no sucesso e no progresso da região”, disse o presidente.
Centro de Lançamento de Alcântara
No início dos anos de 1980, a Aeronáutica propôs ao governo federal a implantação de um novo centro de lançamento que atendesse às necessidades da Missão Espacial Completa Brasileira (MECB) e com capacidade de crescimento para o futuro.
Após criteriosa avaliação dos possíveis locais, foi selecionada uma área na região de Alcântara, no Maranhão, para abrigar todo o complexo de instalações e de sistemas do novo centro de lançamento.
Foi então criado o Grupo para Implantação do Centro de Lançamento de Alcântara - GICLA, em 1982, com a incumbência de gerenciar todas as atividades necessárias à implementação desse centro.
Em 1º de março de 1983, foi ativado o Núcleo do Centro de Lançamento de Alcântara (Nucla), com finalidade de proporcionar o apoio logístico e de infraestrutura local, assim como garantir segurança à realização dos trabalhos a serem desenvolvidos na área do futuro centro espacial no Brasil.
De acordo com Jair Bolsonaro, em cerimônia, o Nucla é um grande legado deixado pelo Governo Federal durante o Regime Militar (1964-1985). Bolsonaro avaliou o regime como “um pouco diferente do que vivemos hoje, mas de muita responsabilidade com o futuro do seu país”, disse.
Essa é a segunda vez que Bolsonaro vem ao Maranhão. No mês de outubro de 2020, o presidente veio ao Estado para inaugurar e visitar obras em São Luís e Imperatriz, além de anunciar mais serviços e investimentos.
Relembre a vinda do presidente:
Bolsonaro chega ao Maranhão para inauguração do trecho da BR-135
Em visita ao Maranhão, Bolsonaro faz comentário: 'virei boiola, igual maranhense'
Bolsonaro inaugura ''panelódromo'' em passagem por Imperatriz
Bolsonaro anuncia construção de aeroporto e de moradias no Maranhão
Em visita a Imperatriz, Jair Bolsonaro anuncia investimentos no Maranhão
Saiba Mais
- Bolsonaro sobre a eleição de Trump nos EUA: "ressurgimento de um guerreiro"
- Nas redes sociais, Jair Bolsonaro declara apoio a Donald Trump
- Bolsonaro negocia apoio do PL e defende anistia
- STF rejeita recurso de Bolsonaro para arquivar inquérito sobre a PF
- Lula e Bolsonaro possuem agenda marcada no Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.