Reunião

Clubes de reggaes são orientados sobre a prevenção da poluição sonora em São Luís

Operação visa combater a poluição sonora em São Luís, principalmente em decorrência de som automotivo.

Na Mira, com informações do MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Representantes do movimento de reggae em reunião com a promotoria de Justiça.
Representantes do movimento de reggae em reunião com a promotoria de Justiça. (Foto: Divulgação / MPMA)

SÃO LUÍS - O Ministério Público do Maranhão (MP-MA), realizou nessa segunda-feira (8), uma reunião da comissão que organiza a Associação dos Profissionais de Entretenimento do Maranhão (Aspema) e representantes do movimento reggae de São Luís com o promotor de justiça Cláudio Guimarães, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial de São Luís e que integra a coordenação da Operação Harpócrates. A operação visa combater a poluição sonora na capital maranhense, principalmente em decorrência de som automotivo fora dos padrões permitidos e de escapamentos adulterados em motocicletas.

Leia também:

Ministério Público começa a receber denúncias sobre vacinação

Dupla de amigos mostra jeito maranhense de dançar reggae em cenários de São Luís

Na pauta do encontro, que foi solicitado pelas entidades, foram tratados assuntos como a prevenção à poluição sonora e o respeito às normas sanitárias referentes à organização dos eventos artísticos, definidas pelo poder público antes e depois da pandemia da Covid-19.

Da Comissão da Aspema, participaram Juan Lincon, Werdembergue Sousa, Francivaldo Silva e Cláudio Adão. Pelo movimento reggae, estiveram presentes DJ Fellina Roots e DJ Jorge Black.

Segundo Cláudio Guimarães, foram prestadas orientações sobre as condutas que os realizadores de eventos devem adotar para evitar a poluição sonora e se adequarem às normas sanitárias. “Foi extremamente positiva a reunião. O diálogo é sempre o melhor caminho, que vem junto com a conscientização, com a educação. São os meios mais adequados para solucionar os problemas na comunidade”, avaliou.

O membro do Ministério Público considera o entendimento por meio do diálogo mais importante do que as ações repressivas de combate à poluição sonora. “É um grande avanço. A repressão é reativa. E o diálogo é preventivo. Essa reunião de hoje teve um valor muito maior do que todas as ações repressivas feitas na Operação Harpócrates”, comentou.

A opinião é compartilhada por Cláudio Adão, que integra tanto o setor dos profissionais do entretenimento como do movimento reggae de São Luís. “A reunião foi muito positiva! No aspecto do bom diálogo e dos esclarecimentos que tivemos para adequação de trabalhos e repasse de comunicação para a classe. Pra que, cada vez mais, a lei seja cumprida e diminua a necessidade de autuações do Ministério Público”, observou.

O promotor de justiça Cláudio Guimarães informou que outras reuniões deverão ser realizadas com os profissionais que trabalham com o reggae eletrônico e utilizam os chamados paredões de som, para que o Ministério Público os oriente a usar os seus equipamentos de acordo com as normas legais, evitando a poluição sonora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.