Cultura

Espetáculo musical "Resistência Ancestral" contará a história da resiliência do povo negro em três cidades maranhenses

Com direção e texto do Mestre Bamba e Olga Barros, produção da Mestre Valdira, o Musical em São Luís será apresentado 12 de abril, no Teatro Arthur Azevedo.

Na Mira

Atualizada em 23/02/2024 às 16h36
O espetáculo é um musical que narra a história da resistência e resiliência do povo negro através da capoeira. Foto: Divulgação
O espetáculo é um musical que narra a história da resistência e resiliência do povo negro através da capoeira. Foto: Divulgação

SÃO LUÍS - O Centro Cultural e Educacional Mandingueiros do Amanhã anuncia a turnê do espetáculo musical "Resistência Ancestral": Fortalecendo raízes, cultivando sonhos, que percorrerá cidades maranhenses e uma no Ceará. O lançamento do projeto ocorreu em São Luís, no dia 20 de fevereiro, na sede, localizada na rua da Estrela, no Centro, para grupos e sociedade, agora os artistas se preparam para uma longa temporada nas cidades de São Luís, Santa Rita, Itapecuru-Mirim (MA) e Fortaleza (CE).

Com patrocínio Instituto Cultural Vale através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o público e admiradores também poderão, nos dias que antecedem a data do musical na cidade, participar da programação das oficinas.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Espetáculo

Com direção de Olga Barros e Mestre Bamba, este que é também, escritor da obra e produção da Mestre Valdira, o espetáculo é um musical que narra a história da resistência e resiliência do povo negro através da capoeira e de outras manifestações culturais afro-maranhenses. A música e a dança se unem para celebrar a força e a tradição afrodescendente, com destaque para o berimbau, símbolo da capoeira. A Orquestra de Berimbaus Mandingueiros do Amanhã, formada majoritariamente por jovens quilombolas, terá um papel fundamental na parte musical e cênica do espetáculo.

Programação

23 de fevereiro de 2024: Fortaleza-CE, Teatro José de Alencar

12 de abril de 2024: São Luís-MA, Teatro Arthur Azevedo

10 de maio de 2024: Santa Rita-MA, Quilombo Vila Fé em Deus

24 de maio de 2024: Itapecuru Mirim-MA, Sede do município

25 de maio de 2024: Itapecuru Mirim-MA, Quilombo Santa Joana

Oficinas Culturais

Em cada cidade, as apresentações serão antecedidas por oficinas culturais de capoeira angola, tambor de crioula e bumba meu boi, abertas para alunos e professores de escolas públicas.

Sobre o Centro Cultural e Educacional Mandingueiros do Amanhã

O Centro Cultural e Educacional Mandingueiros do Amanhã é uma organização sem fins lucrativos que atua na promoção da capoeira e de outras manifestações culturais afro-brasileiras. A organização desenvolve projetos socioculturais que beneficiam crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.