Literatura de Cordel

"Café com Cordel": encontro celebra Dia Estadual do Poeta de Cordel em São Luís

Evento será realizado nesta sexta-feira (22), a partir das 9h, no auditório do Iphan-MA.

Na Mira, com informações da assessoria

Encontro celebra Dia Estadual do Poeta de Cordel.
Encontro celebra Dia Estadual do Poeta de Cordel. (Imagem: Reprodução)

SÃO LUÍS - Para celebrar o Dia Estadual do Poeta de Cordel no Maranhão, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan-MA) promove o encontro "Café com Cordel", nesta sexta-feira (22), a partir das 9h, no auditório do Iphan-MA. 

O evento faz parte do trabalho de salvaguarda da Literatura de Cordel, realizado pelo Iphan-MA, em colaboração com a comunidade detentora do bem cultural no estado. O encontro contará com a presença de renomados cordelistas locais e se destina tanto à comunidade detentora quanto ao público em geral. 

Haverá declamação de poesias, apresentação de cordéis e livros produzidos pelos poetas, além de discussões sobre as ações do Iphan para a preservação e valorização do da Literatura de Cordel e do Repente. 

A comemoração do Dia Estadual do Poeta de Cordel servirá também como preparação para a realização da I Feira Poética da Salvaguarda da Literatura de Cordel e do Repente no Maranhão, prevista para o final do mês de abril, em praça pública, no Centro Histórico de São Luís (MA), que reunirá cordelistas e repentistas de várias regiões do estado. A proposta de realização da I Feira Poética é uma das demandas desses detentores e buscará se fixar, nos próximos anos, como um evento de promoção de atividades como recitais de poesias, cantorias de viola, saraus, mesas de glosa, exposições e venda de cordéis e livros. 

Literatura de Cordel - Essa forma de expressão cultural foi registrada como Patrimônio Cultural do Brasil em 2018. As ações de preservação deste bem também abrangem o Repente, registrado pelo Iphan em 2021, que compartilha semelhanças com o cordel, sendo marcado pela poesia improvisada e cantada. 

Dia Estadual do Poeta de Cordel - Instituída pela Lei nº 11.765, de 20 de junho de 2022, e pouco conhecida, a data comemorativa visa reconhecer e valorizar a Literatura de Cordel em todo o estado, prestando homenagem a um dos mais importantes cordelistas maranhenses, o poeta Jeremias Pereira da Silva, mais conhecido como Gerô. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.